Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Ei Pessoal!

Eu ficaria muito feliz se vocês fizessem como a Dani e o Justin e se posicionassem no mapa mundi aí ao lado (View My GuestMap). É legal saber de onde vcs falam. Grato.

Dois erros de link nas caricaturas abaixo já foram corrigidos. Janes Joplin e Bob Dylan. Coincidência isso. Dois ilustres representantes da década de 60, época lisérgica da Paz e Amor. Vai ver que eles queriam dizer alguma coisa. Provavelmente duas: paz e amor.

Kali.
Gostou, assine.


 

sábado, 28 de setembro de 2002

Certas coisas não tem preço, nem adianta apreçar. Olhem só o comentário que esse blog teve a honra de receber hoje de madrugada, da Sandra, simplesmente Sandra (abaixo, a minha resposta) - não dá pra não publicar, né?:

Kali, Há momentos em minha vida em que eu penso em voltar e pedir ajuda pra poder continuar, mas descobri que eu posso me sentir segura, seguindo em frente e feliz, pois você é meu amigo. Adorei o seu blog com essas coisas lindas que você escreve, puro prazer, puro delírio, e me deu uma puta vontade de sair na chuva, sem guarda-chuva, molhar os pés e nem pensar no nariz escorrendo, pelo simples prazer de ser criança novamente, inconsequente, inocente e por isso mesmo, feliz e contente. Tem sentido? Beijos, também kálidos. Assim, apenas e simplesmente Sandra

Sandra | 09.28.02 - 2:06 am

--------------------------------------------------------------------------------

Oi Sandra,

Puxa! Valeu a pena ter feito esse blog, só por ter recebido um comentário como esse. Espetacular! Obrigado, Sandra.

Há coisas na vida que não tem preço, por mais simples e naturais que possam parecer.

Estávamos falando sobre sexo. As pessoas geralmente dão muita importância ao sexo. Claro que ele tem toda uma importância. Mas às vezes tudo o que queremos é apenas andar de mãos dadas com a pessoa que a gente gosta, não é?

Claro que é!!

Beijos, Sandra.
Kali (assim e simplesmente Kali)
09.28.02 - 7:14 pm


Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 27 de setembro de 2002

A grande Little Girl que tem um blog cheio de opiniões maduras, teve a bondade de visitar este pobre blog e deixar um comentário que me encheu os olhos (veja o post anterior). Falou sem rodeios de coisas de sua vida, sem nunca ter me visto ou conversado comigo antes. Pessoa valiosa essa Little Girl.
Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Não sei quem inventou essa história de que existe um vínculo indissolúvel, um amálgama total e perfeito entre amor e sexo. Pura fantasia. As pessoas podem protestar, pular, arrancar os cabelos contra essa opinião. Mas não é assim que a banda toca. Essa história entre amor e sexo é idealismo, ideologia. É um conceito construído ao longo de séculos afora, fruto das condições materiais em que a humanidade vivia e ainda vive, sem base real, de base ideológica, moral. Os avanços obtidos sobre os efeitos do ato sexual sobre o corpo humano - a pílula, por exemplo - cuidaram de começar a colocar as coisas nos seus devidos lugares. De liberar o sexo dos preconceitos e da própria paixão.

Mas não vamos nos aprofundar muito, apesar do assunto induzir a isso. Minha tese pode ser resumida no seguinte: Duas pessoas podem não se amar de fato mas praticarem sexo de primeira. Vocês me perguntarão: "Como?!?!?!?!?!". Comendo, oras!

Ou o contrário: duas pessoas se amarem até a morte e não verem muita ou nenhuma necessida de sexo entre elas.

Continuando: suponhamos, cara leitora, que você tenha um namorado ao qual você é capaz de entregar até a alma, quanto mais o corpo (estou me dirigindo às leitoras, mas o sentido é o mesmo em relação aos homens). Até aí tudo bem. É claro que o fato de você gostar dele vai produzir uma química pra lá de boa no rala e rola. Mas isso não quer dizer que ele seja o melhor dos homens para fazer sexo e que te satisfaça completamente (você nem liga, né? Mas tem mulher que liga). Porém, o que eu quero dizer não é exatamente isso. O fato de seu namorado ser a pessoa que você mais ama no mundo não o vai tornar o melhor em tudo. Por exemplo: você quer degustar um prato especial. Supondo que seu namorado não seja um cozinheiro de primeira, é óbvio que vc vai procurar um maitre de responsa, não é não?. E se vc quer uma massagem perfeita, vai procurar um profissional, seja homem ou mulher, que entenda do assunto, não é não? Não estou sugerindo ninguém procurar um bom garoto de programa quando estiver subindo pelas paredes O que eu quero dizer é uma só coisa (anotem aí os iludidos e iludidas do amor e da paixão):

Amor e sexo não são a mesma coisa. E nem sempre precisam estar juntos para que tanto um quanto outro se realizem plenamente.

Kali.
Gostou, assine.


 

Uma vez entrei num blog (o Blog da Sabrina, que nem existe mais - o blog, não a Sabrina, que acho que ainda existe) e vi um comentário de uma amiga dela, a Catherine, mais ou menos assim: "Oi Sabrina, estou vindo da hidroginástica, tchau". Fiz o seguinte comentário:

"Engraçado a pessoa fazerem um comentário que chegou da hidroginástica, como o que Catherine fez. Legal isso. Embora possa parecer estupidez ou desprezo por seu blog, não vejo assim. Mostra intimidade e atenção muito grandes com vc. E ela fez isso com uma alegria muito contagiante. As pessoas deveriam ser sempre assim. Descontraídas, frescas, naturais e alegres, como se estivessem saindo de uma hidro. A vida que vale a pena ser vivida é aquela feita de pequenos e singelos detalhes. Bom, mas não estou aqui pra dizer pra ninguém como deve ser a vida. Seria muita pretensão minha. Isso está muito além de mim. É apenas uma opinião. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Beijos cálidos. kali - enviado em 29/01/02 13:56.

A Catherine gostou muito. Tanto gostou que colocou no seu blog, o Blog da Catherine, que nem existe mais.

O blog. Ela, acho que ainda existe.

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Vou colocar de novo aqui um poema que gosto muito. Não é porque eu fiz, mas acho que ficou muito bom.

PRESENTE DE DEUS

O futuro a Deus pertence,
E quando o futuro chega,
Ele o entrega pra gente
Assim, displicente:
"Toma, seu demente!
Era meu futuro,
Agora é o seu presente!"

Bem, ninguém falou nada sobre os dois poemas abaixo. Tudo bem. Não se trata apenas de dois poemas diferentes. Bem ou mal, eles expressam duas escolas literárias diferentes, Romantismo e Modernismo.

Mas acho que nesse fim de semana vou colocar um post que todos vão gostar. Aguardem! Vai ser uma surpresa. E acho que vai ser bem agradável. Direto de New York.


Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 24 de setembro de 2002

Não sei se vocês já se deram conta, mas já reparam que esse blog não segue uma linha clara, não tem um plano, um perfil definido? De receita de bolo a Karl Marx, passando por cartões, cartuns, dicas de computador, Epicuro, poemas... tudo vale.

Mas aí é que vcs se enganam!

A proposta é exatamente essa. O perfil é não ter um perfil particular, mas abarcar tudo o que permitir o engenho e a arte. O céu é o limite. Vale tudo pq "tudo vale a pena, se a alma não é pequena", como dizia nosso (com a licença dos irmãos portugueses) Fernando Pessoa.

Até enquete tem nesse blog, quer ver? Além de hiperativo, é interativo ;Þ

O que eu gostaria de saber é o seguinte: qual dos dois poemas abaixo vc preferiria? Use os comentários. Lembrando que eu fiz o da esquerda para Juliana - já publiquei aqui. E agora estou usando o nome Wanda para fazer uma outra versão dele.


Iluminada

- Está vendo aquela figura?
- Só um clarão, uma brancura.
- É a luz que dela emana.
- Nossa! Não pode ser figura humana!
- Mas tem nome de gente. Wanda.

Iluminada

- Está vendo aquela figura?
- Só um clarão, uma brancura.
- É a luz que dela emana.
- Nossa! Não pode ser figura humana!
- Mas tem nome de gente. Wanda.

- Ah! Como a gente se engana!
  Era só um holofote atrás dela,
  Assim meio de banda.

E então?

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Esse cartum foi a Luazinha quem mandou pra mim. Muito engraçadim. Gosto de humor sarcástico e simples como esse.

Kali.
Gostou, assine.


 

Como vocês podem ver, não postei nesse fim-de-semana. Compromissos, estudos, futebol, poesia. Isso explica mas não justifica minha desídia (falei bonito! Nem parece que é preguiça!). Prometo ser mais assíduo. Para compensar, umas pérolas de Millor Fernandes. Espero que gostem. Escolhi a dedo ("era melhor ter escolhido a "cérebro", né kali?").

Antes, porém quero agradecer ao Edson pela lembrança de que existe no Bloco de Notas (Notepad) um paralelo à dica do Word de enquadrar o texto na janela do programa, sem precisar ficar rolando a barra de rolagem: No Bloco de Notas existe a opção QUEBRA AUTOMÁTICA DE LINHA no menu EDITAR. Deixe-a acionada.

Com vocês, Millor Fernandes:

"O pôquer eletrônico é um computador corrompido pelo sistema."

"Se você for à festa, ninguém notará sua ausência.

"Passa pelo psicanalista e cumprimenta: Olá, como vou?"

"A luta entre pagãos e cristãos foi porque os pagãos gozavam a vida e os cristãos queriam que eles gozassem a morte."

"O Brasil está endividado até a raiz dos meus cabelos."

"O dinheiro compra o cão, o canil e o abanar do rabo."

"O que o dinheiro faz por nós não é nada em comparação ao que a gente faz por ele."

" A cobra é um rabo autosuficiente."

"A buzinada é uma forma de petrificar o pedestre na frente do carro a fim de poder atropelá-lo mais facilmente."

"O crime não compensa? E de que é que vivem carcereiros, policiais, fabricantes de cofres, advogados e juízes?"

"O burocrata,
Não sabias?
Teve filhos
Em três vias."

Vi meu amigo ao longe
E ele também me reconheceu
Nos aproximamos alegremente
E aí aconteceu
Eu vi que não era ele
Ele viu que não era eu."

"Uma vida passada entre quadros não faz um conhecedor de arte (vide vigias de museu)."

Isso aí.


Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Dicazinha esperta:

Para acessar os ícones de sua área de trabalho como página da web, e sem ter que fechar tudo quanto é janela, basta acessar o menu INICIAR>EXECUTAR, e teclar um pontinho, assim: .

Só isso. Experimente. Legal, né? (Você também pode acessar a caixa de diálogo EXECUTAR simplesmente apertando a TECLA WINDOWS+R. Se seu teclado não tem a TECLA WINDOWS, que fica entre as teclas CTRL e ALT, paciência; use o mouse)

Claro que vc pode obter efeito parecido apertando a tecla WINDOWS+D. Aí vc vai direto para a área de trabalho.

Na verdade, vc está apenas digitando comandos DOS. Se por exemplo, em vez de um ponto (.), vc digitar dois (..), vc abre o diretório Windows. Se vc digitar \ na caixa de diálogo EXECUTAR, o diretório c:\ (raiz) vai aparecer na sua frente, se digitar system32, abre o diretório Windows\System32. E por aí vai...

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Essa dica é muito legal. É para o WORD. Anota aí que vou falar só uma vez, ok?

Vai me dizer que você nunca abriu o WORD juntamente com um outro programa e dividiu a tela do monitor entre os dois programas para transcrever texto de um para o outro? Duvido.

Isso acontece, por exemplo, quando vc quer pegar um texto da Internet (fica o Word e Internet Explorer, lado a lado), ou então quando vc quer trabalhar dois arquivos diferentes do WORD e abre duas janelas do programa). Nunca aconteceu?

Não?!?! Então vou parar por aqui... (Puxa! eu faço tanto isso!! Pensava que acontecia com mais gente!!! Que pena! Fica pra próxima.)

Mas, vai que um dia vc resolva fazer isso!

E O QUE ACONTECE?? ISSO:

Exatamente!! Como o espaço útil fica menor, o texto não cabe na janela e aí vc tem que ficar rolando a tela pra lá e pra cá, que nem um idiota. Ou então tem reduzir o zoom até caber tudo na janela - mas aí é pior ainda, pois vc não consegue ler nada, de tão pequenas que ficam as letras.

Pois bem. SAIBA QUE VC PODE FAZER O WORD EXPOR O TEXTO DENTRO DOS LIMITES DA JANELA, SEM ULTRAPASSÁ-LA! Assim (se já sabia, fica quieto(a)):

MARAVILHA! FÁCIL, FÁCIL. Mais fácil do que empurrar bêbado ladeira abaixo. É assim ó: você vai numa ladeira, espera um bêbado passar...

Me acompanhe.

Vá no menu do Word: FERRAMENTAS>OPÇÕES>EXIBIR e marque a opção AJUSTAR NA JANELA (o comando está lá embaixo em OPÇÕES NORMAL E DE ESTRUTURA DE TÓPICOS).

OK. e PRONTO!

Um detalhe:

Isso só funciona nos modos NORMAL e LAYOUT DA WEB (os dois primeiros ícones no canto esquerdo inferior do WORD indicam esses modos - os que estão marcados com a setas vermelhas. Vc pode também escolher esses modos em EXIBIR. Mas não se preocupe muito com isso: esses são os modos que vc normalmente usa para trabalhar no WORD).

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Hoje, num cruzamento, fiquei prestando atenção numa menina que fazia campanha eleitoral. Ela segurava a bandeira do candidato. Totalmente alheia à condição de adepta/partidária da candidatura. Foi paga para fazer campanha. Quando nossos olhares se cruzaram, percebi claramente que ela ficou envergonhada diante daquela situação. Se não precisasse dos trocados que lhe pagam no final do dia, estaria longe daí, fazendo algo bem mais dignificante para um ser humano.

Os vigaristas de plantão chamam isso de "Democracia", com "d" maiúsculo. Eu chamo de "vergonha", com "v" minúsculo E ainda dizem que isso é mais nobre que o sistema de Fidel Castro. Duvido que exista merda maior que essa no mundo.

Para o ser humano evoluir, o capital tem que ser varrido da face da terra. Preso ao capital, o homem jamais vai sair de sua pré-história.

Não fui eu quem disse isso. Foi Karl Marx. Conhece?

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 17 de setembro de 2002

Chega de falar de mim. Vamos falar do mundo, muito mais importante, interessante e...

GOSTOSO!!!

É hora de bolo de milho verde. Minha irmã que passou a receita. Já fiz várias vezes. Muito bom. Fácil, fácil de fazer. Mas é muito fácil! Tão fácil quanto roubar doce de criança. Olha só como é fácil:

Vc chega por trás do moleque e dá um peteleco na orelha dele. Quando ele se voltar para ver quem foi, vc passa a mão no doce. Deixa o bichim chorar. Fazer o quê? Hehe

Segura aí, caro(a) leitor(a):

BOLO DE MILHO VERDE

1 lata de milho verde com o líquido;
1 lata de leite condensado;
4 ovos;
1 pacote de coco ralado ( 100 gr );
1 colher de pó Royal;
Se quiser, pode colocar uma colher de trigo.

Bater tudo no liquidificador e colocar para assar em uma forma untada em forno pré-aquecido. Unte a forma com manteiga e passe trigo.

Se tiver uma assadeira desmontável é melhor, porque a massa do bolo não desenforma tão facilmente,

mas...

fica uma delícia!!

Aê, Lívia! Vê se agora vc se anima e faz!!!! Pode comer à vontade. O bolo não engorda! Quem engorda é vc! Hahahahahaha


Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Mais coisas sobre mim, de um questionário que andou rolando na internet:

PROGRAMA DE TV FAVORITO: Qualquer programa inteligente, como o do ratinho. Realmente adoro o Mickey Mouse. O Jerry também, do Tom & Jerry.

O QUE VC TEM NO SEU MOUSE PAD: o mouse :oÞ. Tenho a imagem de um lindo planeta azul, a Terra, minha casa, e também a de meus amigos, como a querida amiga Luazinha. Não, não! Luazinha mora fora dessa casa, mas é perto. Da janela dá pra vê-la, bela e radiante. Por falar em Luazinha, um dia escrevi um negócio legal pra ela. Disse que havia uma música de Raul Seixas que eu achava brilhante (How Could I Know, ouça essa música). Disse então: “brilhante como deve ser a vida. Seja de um brilho intenso como a luz do dia por causa do sol, seja de um brilho terno e suave como a noite por causa de uma luazinha”. Legal, não? Muito poético.

CANETA OU LÁPIS?: O lápis, quando perco a caneta, e a caneta, quando não encontro o lápis. Mas cada um tem sua utilidade. Quando desenho, o lápis cai bem. Quando escrevo, prefiro a caneta. Uma vez, aconteceu uma coisa incrível: Estava desenhando e meu lápis desapareceu diante de meus olhos. Impressionante. Só tinha a prancheta à minha frente. Então , como aconteceu aquilo? Fiquei até assustado. Assustado não por ter perdido o lápis, mas pela forma como isso aconteceu. Eu estava sozinho num quarto. Ninguém entrou, ninguém saiu, nem eu mesmo. Como poderia ter acontecido aquilo? Eu não entendia. Comecei a ficar ansioso. Tudo o que existia no quarto estava diante dos meus olhos, menos o lápis, que há pouco estava em minhas mãos. Não havia nenhum canto em que ele pudesse se ocultar. Não havia como o lápis ter desaparecido. Procurava, procurava, e nada. No chão, nos bolsos, na cadeira, na prancheta, tudo. E nada. Comecei a suar frio, mais de aflição do que por cansaço, de tanto procurar. Não tinha jeito. Tudo revistado, tudo verificado. Cada local, cada espaço em que ele pudesse estar. Nada. Impossível. Impossível ter acontecido aquilo. Comecei a achar que estava me enlouquecendo. Então não agüentei e implorei: “Meu Deus, me ajude!”, colocando as mãos na cabeça. Era lá que ele estava. Preso à minha orelha direita. Eu nunca tinha feito aquilo, por isso não me lembrava onde o tinha colocado. (Orelhudo é a...)

REVISTA FAVORITA: A revista que eu faço todos os dias no meu correio eletrônico, à procura de e-mails das pessoas amigas que gostam de mim e das quais tanto gosto. Revista de informática também gosto. Revista que odeio: a da polícia nas pessoas do povo e a do presidente às tropas.

PIOR SENTIMENTO DO MUNDO: Como vou saber? Não sei o que o mundo sente! :oÞ É difícil dizer, pois são muitos os sentimentos ruins que povoam o mundo, e não sei qual o pior deles. Prefiro não falar.

DUAS QUALIDADES: Meu bom humor e meu bom amor. Quem as conhece, gosta. Tenho outras, mas a modéstia, que é uma outra que tenho, não me permite ficar falando, hahahaha.

MELHOR SENTIMENTO DO MUNDO: o de alguém lhe ser grato por alguma coisa. Pode ser até um cachorro. É esse o melhor sentimento do mundo. Se não for, está entre os “mais mais”, com certeza. Au, au!

PRIMEIRA COISA QUE VC PENSA DE MANHA: “Hoje eu vou abafar!”

ROMÂNTICO OU NÃO: Sempre fui. É minha sina, minha senha, minha cena e meu aceno.

MONTANHA RUSSA ASSUSTADORA OU EXCITANTE: Excitante. Tem curvas de mulher.

VC SE DA BEM COM SEUS PAIS?: Sempre. Minha mãe, infelizmente já se foi. Considero a pessoa mais maravilhosa que já vi. Não por ter sido minha mãe e ter me dado a vida. Ainda que ela a tivesse tirado, eu a acharia a criatura mais maravilhosa que já veio ao mundo. Uma mulher que deu tudo de si para pessoas que a cercavam. Se existir algo de bom em mim, devo a ela. Que ela esteja contemplando, neste momento, a face de quem a criou.

QUEM VC TEM COMO IRMÃ OU IRMÃO: Meus amigos são meus irmãos e meus irmãos, meus amigos

NAMORAR OU FICAR: Ficar, namorando.

O QUE MAIS GOSTA DE FAZER: Jogar futebol, ler, jogar bola, descansar, jogar uma partida futebol, projetar, bater uma bola, escrever, jogar uma pelada na praia, fazer gozações com os amigos, bater uma bolinha de vez em quando, conversar no chat, futebol de campo, sair com amigos pra conversar, bater uma pelada, bebericar e jogar um futebol society, receber emails, e, por último, jogar um futebolzinho. Uma coisa que também adoro é futebol, mas não chega a ser obsessão.

CHOCOLATE OU BAUNILHA: Baunilha com chocolate.

SORVETE FAVORITO: Gelado.

TORRADA OU BACON: Bacon torrado, pois aí posso jogar fora. Ou torrada carbonizada, pois aí também tenho um motivo para jogar no lixo.

SAUDADES: Dos tempos de infância, de minha mãe e as coisas boas e belas que já se foram.

SENTE MEDO? DE QUE?: De cachorro bravo e solto. Já fui mordido por uma cadela, traiçoeiramente. Se aproximou, como quem não queria nada, e... NHAC! na coxa. Mas não foi por isso. Eu já tinha medo antes. Mas é também o animal de que mais gosto. “Quanto mais conheço os homens, mais gosto dos cachorros”. Os cachorros mordem nas pernas, os seres humanos, na alma.

VC É LIGADO NO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO: No presente. O passado é o presente que se foi e o futuro o presente que ainda não veio.

QUAL SEU SIGNO ZODIACAL: Aquário, que considero um signo legal, muito legal.

SE PUDESSE TER UM EMPREGO QUAL SERIA: Uma outra profissão que me agradaria muito seria de jogador de futebol, haha.

O COPO ESTA METADE CHEIO,CHEIO OU VAZIO?: Um copo sempre está cheio. Quando se pensa que está vazio, está cheio de ar, esse elemento vital da natureza que ninguém dá importância, mas que é sagrado. Não acredita nisso? Então preste mais atenção quando uma brisa fresca e branda soprar suavemente em seu rosto. Você vai saber do que estou falando. Respondendo à pergunta, meu copo está cheio: metade vinho, metade ar. Acho que sou assim, meio extasiado, meio aéreo. Mas sempre me sentindo completo.

QUAL SUA BEBIDA FAVORITA: Água, quando a sede vem do corpo, e vinho, quando vem do espírito.

FILMES FAVORITOS: Não muitos, mas agora não me lembro de todos. Mas um deles, com certeza, é Ladrões de Bicicleta , de Vitório de Sica. Filme italiano maravilhoso que transmite toda a poesia que existe nas pessoas simples. Um filme comovente. Não deixe de ver. Prestar atenção na atuação do garoto. Genial, emocionante, envolvente. Gosto de outros também. As Bruxas de Salem, O Carteiro e o Poeta. Filhos do Paraíso é um filme que nenhuma criança deve deixar de assistir. Ele ensina a dar valor a coisas importantes que as crianças de hoje consideram supérfluo. Tem o Balão Branco, só pra citar mais um. O Que Terá acontecido a Baby Jane?, só pra citar mais outro. Os de Hitchkock, pode assistir qualquer deles que vale a pena. Mas tem uns que acho especiais, que depois falo.

LIVROS FAVORITOS: Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques. Eu gosto demais de Balzac.

HOMENS: SE UMA MULHER TE PEDISSE SUA CAMISA VOCÊ DARIA? Depende da mulher e da camisa. Hahahaha. Se fosse uma mulher que estivesse precisando, tudo bem. Mas se não fosse, só se eu estivesse precisando da mulher. Hahaha. MULHERES: VC PEDIRIA A CAMISA DE UM HOMEM? (RESPOSTA DAS MULHERES: “Se fosse o Kali, eu pediria. Mas só se ele viesse junto”. Hahahaha...)

TINGIR SEU CABELO DE QUALQUER COR, QUAL SERIA A COR?: Pela minha teoria das cores, branco. Hahaha. Não, não tingiria de cor nenhuma... Que é o PRETO! Hahahaha.

O QUE TEM DEBAIXO DE SUA CAMA: Uma coisa estranha. Não sei bem o que é, mas já me puxou a coberta umas duas vezes na vida. A primeira quando era garoto. A segunda, um pouco mais tarde. O problema é que eu só tenho coragem ver o que é, durante o dia, quando não tem mais nada, quando o que estava lá já se foi. Na verdade, não me incomoda muito, a não ser o fato de eu ter que dormir com as mãos e os pés dentro da área da cama, pois tenho medo de ter meus membros decepados se projetá-los pra fora. Mas tirando isso, nada que seja muito incômodo... Ah, tem outra coisa que me incomoda: quando faço uma oração, a coisa começa a grunhir e a se sacudir (percebo pelas vibrações), mas persisto em minha prece e ele se acalma. Nas épocas de natal tudo fica mais tranqüilo. Parece que aquilo vai embora ou fica encolhido. Permanece tudo calmo e harmonioso no quarto. Mas quando chega o carnaval, a quarta-feira de cinzas, ai, meu Deus, volta tudo de novo. Mas já estou acostumado. Se Deus é por nós, quem será contra nós, não é verdade? Se você tem curiosidade pra saber, quando você vier à minha casa, eu deixo vc dormir na minha cama para ver que bicho é.

VC É DESTRO, CANHOTO OU AMBIDESTRO?: Com as mãos, destro. Mas jogando bola, chuto bem com os dois pés. Um de cada vez, pra não cair no chão :oÞ.

NÚMERO FAVORITO:Um número de strip tease. Haha. Ou de mágica.

NOITE OU DIA?: De dia tem o sol e à noite tem a lua. Impossível decidir. Cada momento tem sua beleza e sua delícia. As coisas mais belas da vida podem acontecer tanto à luz clara do dia quanto à luz tênue da noite, sob a lua. Mas ainda acho que as sensações mais caras ao ser humano geralmente acontecerem a meio termo, na penumbra.

QUAL O CARRO DE SEUS SONHOS?: Aquele que estiver cheio de amigos.

ESPORTE FAVORITO: adivinha?

UM GRANDE AMOR DE SUA VIDA?: Na minha infância teve a Lili. Arrebatador. Eu Lili, mas ela não leleu.

FARIA TUDO POR AMOR? Tudo deve ser feito por e com amor.

QUE ESTAVA OUVINDO ENQUANTO ESCREVIA TUDO ISSO? Durante o tempo que respondi este questionário, quatro melodias me embalaram os ouvidos e o espírito: primeiro, o silêncio à minha volta, segundo, A WHITER SHADE OF PALE, com Annie Lennox, terceiro, (AT) THE END (OF A RAINBOW), com Earl Grant e WHERE DO I BEGIN (Love Story), com Johnny Mathis, e de sobra, ARE YOU LONSOME TONIGHT, naquela versão em que Elvis Presley não consegue cantar porque ri o tempo todo. Quem passar por essa vida e não ouvir essas músicas, acho que não aproveitou tudo o que ela tinha de mais belo e emocionante. Mas existem outras, evidentemente. Um dia faço a coletânea delas e mando para os amigos.

UMA FRASE QUE CARREGA SEMPRE COMO ENSINAMENTO DE VIDA?: “Nada que é humano me é estranho”. Não sei quem escreveu isso, mas acho genial. Outra: “Quem dá muita importância às coisas pequenas, torna-se impotente para as grandes”. Também desconheço o autor. Outra: “Vivemos um tempo em que nada há de permanente, a não ser a mudança”. Essa é de Leon Trotsky, o revolucionário russo. Mas meus pactos pretendo-os eternos, especialmente os de amizade.


Kali.
Gostou, assine.


 

sábado, 14 de setembro de 2002

Fale a verdade. Tem preço isso, que está no blog da ?: Bom... eu achei o blog do Kali!!! Nem acredito!!! Ele me ajudou uma vez... nunca vou esquecer!!! Acho q foram 2 e-mails... mas 2 e-mails q todas as vezes q eu tou mal... eu leio e fico bem melhor!!!Ele me disse um vez:"nao importa ser uma criatura bela e sim uma bela criatura." Sem contar na receita de bolo q ele me passou e q eu ainda nao tive tempo de fazer!!! Mas vou fazer sim!! Qq dia eu faço!!! Não tem, né? A receita vou passar aqui, qq hora. Obrigado, Lí!
Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Kali. Eu mesmo escolhi. Não apenas pela fonética, mas também por causa de palavras como cálice (taça onde é servido vinho, a bebida dos que amam a vida), de calidoscópio (um aparelho que cria as imagens mais belas e imprevisíveis, que deixa maravilhadas as pessoas que as vêem) e cálido, que significa quente, ardente, apaixonado, e também fino, sagaz e astuto.

Mas, pelo visto, meu nome deveria ser mesmo POPOG, de "Pouco Pretensioso O Guri?". Hihi.

Verdade, verdadeira, deveria ter sido criado em razão de certas palavras maternas, diante das minhas impertinências:

"Cale-se, menino!!!"

COR FAVORITA: qualquer uma do arco-íris. Do preto (ausência da cor) ao branco (a união de todas elas), todas tem seu brilho, sua nuance, sua beleza e seu espaço, especialmente a cor vermelha, que adoro, por representar o fogo da paixão, o ardor da luta e a língua do meu cachorro Kydans, que já se foi. Por falar em preto e branco, extraí dessas duas cores uma lição para a vida:

Cientificamente, não seria correto dizer que uma superfície preta não tem cor. Na realidade, um objeto é preto quando retém todas as cores pra si. Não as reflete. Por isso se diz que ele não tem cor. Mas elas estão todas ali, nele. O branco, ao contrário, reflete toda luz colorida que sobre ele incide. Não guarda nenhuma pra si. Porém é o que leva fama de ter todas elas. Interessante isso. Moral da história: vc vale pelo que recebe e doa e não pelo que recebe e guarda. Pelo que mostra e não pelo que esconde, pelo que dá e não pelo que retém. Pela altruísmo e não pelo egoísmo. Importa o ser e não o ter. Legal isso.

ONDE NASCEU: Terra de Maria, onde tem um morro e mora Maria,

Maria das Dores,
Maria do Morro,
Do Morro das Dores,
Onde moram marias,
Nem todas Marias,
Mas todas das dores

Fecha o pano.

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

Obrigado, obrigado.

(E eu que disse que não iria falar de mim, mas do mundo, muito mais importante e interessante...) (Talvez até mais bonito!)


Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 12 de setembro de 2002

Brincar com as palavras é legal. A partir dessa frase

O amor é um elevador que não pára em meu andar,

do blog de Alexandre Inagaki, que tive a grata surpresa de conhecer há pouco (o blog, não o Inagaki; blog, aliás, que eu RECOMENDO!) saiu:

"O andar do meu amor não pára de me elevar"

"O andar
do meu amor
faz parar
o elevador"

"O elevador que não pára faz andar o meu amor."

"É um amor o elevador que não anda ao meu parar."

Engraçado o elevador. Único meio de transporte que só anda em linha reta. Muito engraçado. A gravidade deve estar puta da vida. Toda hora puxando ele pra baixo e toda hora ele indo pra cima.

Tem ainda essas:

"O amor que não se eleva não pára de andar."

"O andar que não pára não ama o elevador."

"O elevador que não me ama não pára no meu andar."

"O andar que não se eleva não ama o parar."

"Parando o elevador, anda o meu amor."

"Elevando o meu andar, é um amor o meu parar."

"Anda, faz amor ao parar o elevador!"

Tudo com lógica, pra não dizer com sentimento. Mas Agora "vou parar: no meu andar, meu amor no elevador."


Kali.
Gostou, assine.


 

Tenho uma poesia que é assim:

TRAVESSURA

Vou levantar e deixar cair
essa lesma
até que a gravidade se ridicularize,
de si mesma.

Acho genial.

Mas só eu, também.
E mais ninguém.


Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 11 de setembro de 2002

Esse poema aí foi feito bem antes de eu conhecer a Bia. Mas digamos que eu tenha feito para ela (você deveria visitar o blog da Bia, viu. É o Blush. Vale a pena. Veja ao menos o último post, sobre a dilema das mulheres em colocar ou não silicone. Muito legal)

O QUE É, O QUE É

As colinas mais belas
de todas as montanhelas?

As mangas mais rosas
que todas as rosas mais prosas?

Os doces mais doces
que os de batata-doce?

Não sabes?

Os alvos mais alvos
do meu olhar, menina!

...Quem me dera, um dia,
de meu brincar!
(De vera mesmo,
só mesmo à noite,
no meu sonhar).

Não os sabes, ainda?
... E dizes que nem os sei?

Sei-os,
sim, donzela.

E agora, que já dei a idéia?

Isso mesmo:
Tuas lindas tetas, tetéia!

Sem silicone, Bia. Sem. Beijos kálidos.


Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 10 de setembro de 2002

Negócio seguinte:

Fiz seis poemas para seis colegas de turma, quatro garotas e dois rapazes. Vou mostrar um desses poemas. Por ele, meu leitor vai ter idéia dos outros. Modéstia à parte, acho que ficaram soberbos. Mas isso quem tem que achar é o leitor, não eu. Esse eu fiz para Alexandre. Alexandre é do corpo de bombeiros. Um cara tranqüilo. Gente muito boa. O poema ficou show. Podem aplaudir, eu deixo.

GRANDE ALEXANDRE

Sereno
Em sua tranqüilidade
Nem dá pra perceber
Que ele pode dar a vida por você.

Não pelo estrito cumprimento do dever.
Por distinto desprendimento do ser.

Toma,
É teu este poema,
Posto que é meu esse teorema:
"Em corpo de bombeiro
Não cabe alma pequena."

A sirene chama.
Incêndio debelados,
Vidas e sonhos poupados
numa luta insana.

Não pelas mãos de um corpo sereno,
Mas pelas asas de uma alma em chamas.


Kali.
Gostou, assine.


 

sábado, 7 de setembro de 2002

Não sei por que pensei nisso agora, mas quando lembro que pintam o chão da Marquês de Sapucaí de branco, dá vontade de chorar. Me lembro de um livro que nunca fiz questão de ler: A História da Estupidez Humana. Esse pessoal idiota não sabe que, para destacar as cores, movimentos e sobressair a magia do carnaval, o piso do asfalto deve ser de cor preta, ou mais escura possível? Será que eles sabem por que as estrelas brilham à noite e não de dia, embora elas sempre estejam lá no céu? Não, não devem saber. Pessoalzinho ignorante. Gente estúpida.

Por que em vez de realçar o colorido do carnaval eles preferem ofuscá-lo? Por quê? Por que, Insana? Saberia me dizer? Eu não entendo. Vc entende? É o B-A-BÁ da teoria das cores. Será que carioca é tão burro assim? Duvido. Para que isso continue acontecendo, basta que apenas um carioca seja: o responsável pelo cenário da Marquês de Sapucaí. É esse o idiota. Ou a idiota.

Foda-se! Não gosto de Carnaval mesmo!

Ainda mais o povo exaltando certas figuras nos enredos. Digo figuras pra não dizer bandidos, bem entendido. Dói.

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 6 de setembro de 2002

Receber esses comentários, de pessoas tão maravilhosas, eleva meu ser à enésima potência. Pessoas como a Bia, a Giulia, a Bridget, Constanze... Pessoas de quem jamais saberia da existência não fosse a internet. À exceção de uma delas, pessoas de quem não sei do rosto, da voz, da cor dos olhos ou dos cabelos, da boca, do olhar, mas que, se ainda não me revelaram a face, tiveram a graça de mostrarem o espírito. Como sou grato por isso!
Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 5 de setembro de 2002

Por causa de Constanze, um poema kálido, nascido do meu amor por esses bichos.

Cão Quistador

Um homem tinha um cão,

Mas um dia ele se foi.

Engraçado quando um cão some.

O homem que tinha um cão

Descobre que o cão é que tinha um homem.
Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 4 de setembro de 2002

Adoro crianças, como se pode ver nesses cartõezinhos aí do lado. Elas me inspiram. Mas a adoração que tenho por elas e a inspiração que me trazem não me impedem de ver o quanto a criançada de hoje anda mal-educada. Tenho uma teoria sobre isso.

Primeiramente, é bom definir o que entendo por má-educação. Saca aquela criança já grandinha, mas metida, que acha que é um gênio da humanidade? Aquela mesma, que, sem cerimônia toma o violão da sua mão para tocar uma música da qual não sabe nem a letra, quanto mais a melodia, e quanto mais tocar? E vc tem que deixar pq a mãe está por perto vigiando... Aquela que, num Karaokê, começa a berrar e a mãe diz: "Isso, filho! Lindo!"? Aquela que, quando vc vai fazer qualquer coisa ela toma a sua frente para mostrar como se faz? Ou aquela que em sua casa (e na dela também) se comporta como se estivesse na rua ou num parque de diversões? Aquela criança que ainda longe de despertar a libido, anda o tempo todo excitada, como se tivesse tomado uma overdose de guaraná em pó ou de Red Bull? Crianças sem pudor nenhum. Em uma palavra: criança sem educação. Obviamente, a culpa não é delas, mas dos pais. E aí vem minha tese.

Eu penso que hoje os pais não educam as crianças. Adestram-nas. Como cães. Não as estimulam. Incita-as. Como cães. Educar seria incutir nelas determinados valores morais. Eles até que incutem valores, mas valores de disputa, de competição, não de justiça, de solidariedade. Seria exigir muito. Na sociedade atual, funciona a lei do mais forte. Questão de sobrevivência. O filho tem que se sobressair, ser o melhor. Não apenas disputar, mas ganhar. Os pais também não têm muita culpa: muitas vezes inconscientemente, apenas procuram dar ao filho as armas para que ele possa sobreviver na selva de pedra em que se tranformou nossa sociedade.

Mas que o guri fica meio parecido como um animal, fica. Se bobear, morde. E o que os pais deixam de ensinar, a vida vai se encarregar de fazê-lo. Ora, se vai.

Felizmente, nem todas as crianças são assim. Pelo contrário. A maioria, quero crer, conservam o espírito angelical que o Criador lhes reservou... E que lhe caem tão bem!

Dois poemas kálidos, do fundo da minha alma, para sentir e lembrar o sopro leve da candura infantil:

Um Novo Ser

Nasceu Juliana,
A menina dos cabelos de mel.
Um anjo a mais na terra,
Um anjo a menos no céu.

Os Pés do Sapinho

Era uma vez um sapinho.
Sua mãe sempre falava para ele:
"Lava esse pé direito, menino!"
E ele lavava, lavava, lavava.
Mas só um pé lavava o coitadinho.
E só o direito ficava limpinho.

O sapinho lavava o pé direito
mas não lavava o esquerdo depois.
Seu pé esquerdo então falou:
"Ei! Estou sujinho, pois, pois!
Você não sabe que lavar o pé direito
é lavar direitinho nós dois?"


Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 3 de setembro de 2002

Como vc pode ver, o sistema de comentários não está funcionando. A Haloscan, que os mantém, está tendo problemas com seus servidores. Ao que parece, um ataque de hackers. Vou dar um tempo. Se não resolver, opto por outro (geralmente as pessoas não utilizam o verbo "optar" na primeira pessoa do presente. Acho que com medo de errar. Mas eu uso. Pronuncia-se "ópto". Eu sei que vc sabe, mas tem gente que não sabe. Aliás, tem gente que nem ler sabe. Isso você também sabia, né?). O que não dá é pra ficar sem comentários.

Agora inventaram uma forma de atrair visitantes para os sites, basta escrever um texto, poema ou qualquer porcaria que contenha palavras sacanas, do tipo:

tarciana n u a tarciana pe la da tarciana se xy tarciana gos to sa tarciana pu ti nha tarciana sa fa da

(separei as palavras de propósito para os sites de busca não reconhecerem).

Pergunta-se: Por que pretender tarados no próprio site? Pra quê vou querer leitor com um mouse na mão e o pinto na outra? Que idéia de jerico!

Ah, sim. Pra aumentar o número de acessos à minha página e dizer que o blog é um sucesso... Tá certo!

Como tem sabidinho e oportunista na internet! Os tarados são mais honestos que eles, concorda?. Você pode não concordar, mas que são, são.
Kali.
Gostou, assine.


 

domingo, 1 de setembro de 2002

Certas poesias são eternas, como esta, de Augusto dos Anjos:

A Árvore da Serra

- As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
é preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!

- Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs almas nos cedros... no junquilho...
Esta árvore, meu pai, possui minha alma!...

- Disse - e ajoelhou-se, numa rogativa:
"Não mate a árvore, pai, para que eu viva!"
E quando a árvore, olhando a pátria serra,

Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!

Feita numa época (início do século passado) em que Ecologia seria apenas Estudo dos Ecos, se existisse. Puro amor à natureza, ao mundo.

E como estamos falando de árvores, algumas frases e textos dignos de nota, colhidos por aí.

Para lançar seus galhos ao céu, uma árvore tem que afundar suas raízes no inferno (Ditado chinês)

Fui passear com as árvores, e o resultado é que fiquei mais alto.
(Karl Baker)

Quando eu disse ao caroço de laranja que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo.
(Hermógenes)

Os Carvalhos e Zeus
Esopo

Os carvalhos queixavam-se a Zeus, dizendo: "Em vão nós viemos à vida, visto que, mais do que todas as outras árvores, nós somos expostos a amputações pela violência." Então Zeus respondeu: "Vocês mesmos são os culpados dessa infelicidade; de fato, se vocês não produzíssem os cabos dos machado, e se não servíssem à carpintaria e à agricultura, o machado não lhes abateriam."

Os Lenhadores e o Pinheiro
Esopo

Alguns lenhadores cortavam um pinheiro; e cortavam-no facilmente, graças às cunhas que haviam feito com a madeira do próprio pinheiro. E o pinheiro dizia: "Eu não odeio tanto o machado que me corta quanto as cunhas geradas por mim."

E para finalizar este post dominical, outra fábula de Esopo, das que mais gosto:

A Leoa e a Raposa

Uma leoa era censurada por uma raposa pelo fato de dar à luz um só filhote de cada vez. "Um só", respondeu ela, "porém um leão".

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali