Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fidel, Platão, tv, filhos, religião...


Imagem: "Davi e Golias". Fidel Castro diante do Lincoln Memorial. Foto de Alberto Korda

Fidel Castro saiu de cena, mas já entrou para a História faz tempo. O povo cubano lhe será eternamente grato, como foi ontem e é hoje. Todo ódio que a classe média brasileira dedica a Fidel vem de três importantes fontes: 1. da pobreza cultural que lhe é peculiar, que a faz conhecer todos os detalhes de uma casa e seus habitantes dementes como a do Big Brother Brasil mas não lhe permite ter a menor idéia do que se passa em Cuba e nas mentes e corações cubanos; 2. da transferência, para um regime político e seu idealizador, do incômodo e frustração de acreditar no capitalismo como caminho seguro para uma vida feliz e segura, ao mesmo tempo em que é obrigada a viver geográfica e financeiramente próximo da indigência; 3. da ideologia miserável que se apossou, através da midia, das mentes e espíritos dos brasileiros remediados, fazendo-os andar de bunda e nariz empinados e acreditar que podem dar pitaco sobre quem um povo deve ter como líder depois apoiar uma ditadura militar, votar em Collor de Mello, FHC, Paulo Maluf e, ainda hoje, em toda corja que aparece pedindo votos.

Se todo esse falso sentimento por liberdade e melhores dias para o povo cubano fosse honesto e sincero, a classe média do Brasil poderiam começar a ajudar os milhões de brasileiros que vivem em total miséria e não possuem a menor sombra da cidadania que o povo cubano conquistou.

Parem de encher o saco com essa demagogia de "democracia e liberdade para o povo cubano"! Os que "defendem" o povo cubano nada mais querem do que poder vender suas bugigangas para a ilha. O povo cubano fez a sua História e já traçou seu caminho. Quem está perdido é você, mané. É melhor você continuar olhando para o Big Brother. Para olhar para Cuba, antes de atravessar o Mar do Caribe, teu olhar tem que passar primeiro por cima de um mar de favelas.


Isso tem tudo a ver com o Mito da Caverna, de Platão. Muito legal essa alegoria que ele inventou em Atenas, uns 2.400 anos aí para trás, não?. Você conhece. As pessoas crendo em sombras, imagens, em projeções da realidade, por estarem acorrentadas no fundo da caverna, sem ver a luz do dia.

Isso acontece demais hoje. É o que mais acontece. É o ocaso, digo, é o caso da televisão, por exemplo. É também o ocaso, digo, o caso da religião. Mas existem questões terrenas nas quais as pessoas acreditam e professam sua fé como se fossem verdades inquestionáveis, eternas, tão forte e fundo estão arraigadas nelas. Existe um padrão de pensamento, uma ideologia. Se você emitir uma idéia um pouco fora da trilha que a boiada humana segue - por mais simples que seja - as pessoas ficam perturbadas, meio desnorteadas, sem saber como reagir. Impressionante isso. Quer um exemplo?

Outro dia, duas pessoas conversando disseram ser gay uma terceira que não pensava em ter filhos. Qual a imagem projetada no fundo da caverna, na qual as pessoas crêem piamente,crença inabalável? A de que as pessoas foram criadas para ter filhos, claro.

Se você é uma pessoa que não quer ter filhos, vêem nisso uma anomalia, nunca uma opção consciente de uma pessoa normal. Aí dizem que o sujeito tem problema. Só pode ser gay! Ou o capeta em pessoa, já que não ter filhos é ser "contra a vida" e, além do mais, virou moda falar no "inimigo", de tanto que a religião cristã domina o meio ambiente.

Para a maioria dos mortais, ter filhos é a realização suprema de qualquer ser humano, tudo é perfeito e sagrado, mesmo com todas as dificuldades e toda maluquice que é cuidar de um filho nos dias atuais, e com todas as tragédias que filhos cometem e proporcionam aos pais. Nem sempre é maravilhoso o papel de pai e mãe. Mas, generalizadamente, a idéia é de que seja.

Não importa o nível mental ou cultural das pessoas, não ter filhos será sempre algo incompreesível para elas. Pouco importa se o mundo já tenha filhos demais, se há demasiado pais com muitos filhos ou demasiado filhos sem pais. Pouco importa a falta de lógica na afirmação "homem sem filho é gay", ainda que isso leve às mais absurdas conclusões, como:

Um homem que tenha feito vasectomia para comer todas as mulheres do mundo que puder, sem risco de engravidá-las, é gay, lógico;
Um gay que tenha adotado um filho, vira macho, claro;
Uma mulher que não quer ter filhos, só pode ser lésbica...

E por aí vai. Meu amigo, minha amiga, as pessoas são muito mais preconceituosas e dementes do que supõe nossa vã filosofia.

Querem ter filhos, fodam-se, não? Tão simples...

Falando em religião, uma vez um cara me perguntou se isso não seria uma grande merda e o incenso que usam no altar era para tirar o mau cheiro.

Acho que não. Incenso não teria tanto poder assim.

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Eu acho graça

Essas três músicas me alegram muito o espírito. Muito:

Acredito que devam também alegrar o espírito de muita gente. Exceto gente meio travada, suponho.

A letra de "Você passa, eu acho graça" tem duas preciosas expressões, não usuais, que eu gosto muito: "Que havia dentro em mim" e "Sem saber que eu era nada/ Fiz meu tudo de você". Simplesmente refinadas, que dão um toque sutil e especial à música. Coisa de gente que sabe Português e sabe compor uma canção. Isso não é para qualquer um, é para um Ataulfo Alves, que a maioria nem conhece.

Essa música é muito legal. Oferece o conforto da vingança para alguém rejeitado. Tem muito disso. Uma pessoa tem sinceros desejos e sentimentos por outra, mas é rejeitada. Aí o tempo passa e a que foi rejeitada vê a pessoa de seus sonhos passar e... acha graça! hahaha

Muito legal isso, não?

Cruel, mas legal. Muito doce essa música. ..."dentre as flores, você era a mais bela, minha rosa amarela que desfolhou, perdeu a cor... lailálailálaiáááá..."

De "Feira de Mangaio" com Clara Nunes e Sivuca não há o que falar, né. Muito show essa música. O suingue, a melodia, a letra...

"Volare" na voz e no ritimo do Gipsy Kings também não há o que dizer, só ouvir. Espectáculo de la pelota.

Mas, voltando ao "que havia dentro em mim", vem um infeliz e coloca a letra na internet assim: "que havia dentro de mim". Ou o desgraçado não sabe Português (acha que está corrigindo) ou nem se dá ao trabalho de ouvir a música.

Aí eu começo a ficar azedo.

Aí começo a pensar em coisas de que não acho graça.

Como por exemplo...

...Depois eu conto! Agora vou jogar bola, que é um sábado de sol e isso é muito bom.

Quando eu não estou com a bola, mas um companheiro passa...

...eu acho graça! Fui.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Comércio e outras coisas

1. No restaurante self-service.

Na sexta-feira (estou escrevendo só agora, terça de Carnaval, por que fiquei lendo e vadiando nesse tempo. Coisa boa! Quem não vadia, não sabe o que é viver! E tem gente achando bom o ano de 2008 ter mais dias de trabalho e menos feriados. Tá legal, meu amigo. Então trabalhe no feriado, desgraçado! Não é proibido, sabia? Seu patrão vai adorar. Não se engane, gente boa: o trabalho foi feito para ser humano, não o ser humano para o trabalho)... com ti nuando, digo, continuando, na sexta-feira, indo para o trabalho, passei num restaurante no centro da cidade. Para almoçar, óbvio. Cidade, que eu falo, é Vitória, Espírito Santo, Brasil. Não gosto muito de restaurante self-service (auto-serviço, em português). Ainda mais no centro. Isso, de Vitória. Esse negócio de todo mundo ficar fuçando a comida... sei não... mas, fazer o quê?

Peguei, pesei e falei:
- Eu quero um garaná! (aqui no Espírito Santo o guaraná é Coroa. A mulher da balança também era)

Na verdade, o que eu queria mesmo era uma boa taça de vinho. Mas você já viu restaurante self-service servir vinho?

Eu já! No que eu vou quase todo dia! :9

Não, não estou fazendo hora com a cara de ninguém. É verdade. Se não acredita vou mostrar a rolha, tá? Cabernet sauvignon.

Estou eu almoçando e o diabo do guaraná não aparece. Fui ficando nervoso. Já tinha preparado o que eu iria para falar com o dono do restaurante, que sempre fica no caixa. Nesses restaurantes do Centro de Vitória, os donos sempre ficam no caixa, tá ligado? Ia dizer assim: "o refrigerante, o senhor não precisa cobrar, que a funcionária se esqueceu de trazer. Só se lembrou de marcar na comanda."... essas coisas.

Mas a garçonete apareceu com meu guaraná.
Peguei, tomei, paguei, tá servido?

2. Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Na saída, eu passei em frente de uma banca e vi uma folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Sabe aquele calendário católico da Editora Vozes que tem uma folha para cada dia do ano? Então. Acho legal esse negócio de ficar tirando uma folhinha do calendário todo dia, ler o que está escrito e saber que hoje é terça, dia 5 de fevereiro, lua minguante, embora eu sempre tire a folhinha no dia anterior :) Curiosidade mata rs...

Aí eu perguntei para o dono da banca:
- Quanto é a folhinha?
- Dez reais!
- Obrigado!

Lembrei-me que ali perto havia uma livraria católica e eu poderia encontrar uma mais barato e menos amassada. Mania de descendente de italianos. Dito e feito.

- Vc tem a folhinha do Sagrado Coração de Jesus?
- Tenho, sim!
- Quanto é?
- Nove reais!
- Vou levar! (a etiqueta estava marcando R$9,50. Acho que o cara deu um pequeno desconto por já ter passado um mês do ano :) Era 1º de fevereiro, você sabe).

A menina do caixa:
- É para presente?
- Não, é para mim mesmo. Para eu ver as datas e o capeta não me atentar.

Quem daria um folhinha do Sagrado Coração de Jesus para alguém?

Bem, até que é util...

Agora, o que eu vou fazer com o 1 real que economizei, não faço a menor idéia.

3. Na Casa & Vídeo

Nesses tempos de verão e de espreguiçar, fui lá eu para a Casa & Video do Shopping Praia da Costa com um panfleto comprar uma espreguiçadeira. Para quem não sabe, não pense que o Shopping Praia da Costa não fica na Praia da Costa. Nananinanão. Fica em frente a um valão, tá?

- Você tem dessa espreguiçadeira aqui?, disse eu, apontando para o panfleto.

A menina:
- Dessa eu não vou ter. (Eba! Se ela não vai ter, é porque ainda tem).

- Eu quero uma azul.
- Mas eu não vou ter.
- Ah! Quando você diz que não vai ter, é porque já não tem, né?
- ...? Mas eu possso estar olhando se nas lojas de Vila Velha e do Shopping Vitória têm.
- Faz favor.

(...)
- Não, eu não vou ter, nem na loja de Vila Velha nem da do Shopping Vitória. Mas eu vou ter no estoque da central, no Rio de Janeiro. Eu possso estar fazendo o pedido para o senhor e dentro de 10 dias ela vai estar chegando.
- Não, querida, obrigado! Quando vou a uma loja, é para levar o produto. Se for para vir à loja para fazer pedido, eu prefiro fazer pela internet, obrigado. Agora vou estar saindo da loja, ok?.

Fui para casa e comprei pela internet. Nesses dias ela estar chegando :)))

4. Projetor Dell

Compra boa, mesmo, foi essa aí. Projetor Dell 5100MP. Espectáculo! Como a sala da minha casa é meio grande (6,60m de uma parede a outra) e as características desse aparelho se encaixam perfeitamente nessas dimensões, não tive dúvidas, comprei. Por falar nisso, tem um site ótimo para calcular distâncias de projeção, tamanhos de tela, luminosidade, distância de assentos etc., para todo tipo de projetor. No meu caso, vai dar uma imagem de quase 150 polegadas, já pensou? Um cinema em casa. Show de bola! Ainda mais que eu adoro popica, digo, pipoca.

5. Filmes

É claro que, agora, vou ter que alugar e/ou comprar dvds de filmes e shows para assistir, né. Aproveitei e pedi logo esses oito aí de cima: Ladrões de Bicicleta, de Vittorio de Sica e mais sete de Hitchcock: A Tortura do Silêncio, Jovem Inocente, A Dama Oculta, O Homem Errado, Um Barco e Nove Destinos, Pavor nos Bastidores e Suspeita. Do nono eu desisti.

A merda vai ser se os filmes chegarem antes do projetor e eu ter que assistir na tv.

A espreguiçadeira pode chegar depois, que eu tenho onde recostar a cabeça, graças a Deus e ao sofá.


imagem: Filosofândia

6. A última besta

Pois é. Falando em comércio, tem também o CUmércio. Esse negócio dos cartões de crédito do governo Lula. Fala sério! Como esse pessoal do PT é oportunista! Que falta de horizonte! Que pobreza política e moral! Como vem se aproveitando esse partido da marola feita pela classe trabalhadora brasileira tempos atrás, na qual vem surfando até hoje! Que filhos da PT!

Um partido que chega ao poder e cria um "Ministério da Igualdade Racial" só pode estar de gozação, não pode estar querendo outra coisa senão engabelar o povo negro, pobre e humilde que o elegeu. Só poderia dar no que deu. Onde vão com isso? O que esse ministério fez até agora ao país além de gastos inúteis, dispensáveis e condenáveis?

A coisa está esquentando e chegando perto de Lula. Outro que se aproveitou muito bem da força política da classe operária. Quero mais que se foda.

E tem gente que acha Lula genial. Eu não acho. Um sujeito bronco, sem cultura, sem visão política, levado pela correnteza dos acontecimentos, que até hoje não sabe como e porque chegou à presidência do país. Nem para que serve esse troço. Lula representa o lado mais atrasado, ignorante e oportunista da classe trabalhadora brasileira. Mas essa moleza vai acabar. E pelas mãos da própria classe trabalhadora, espero. Pelo lado mais consciente e avançado dela.

Lula é o apocalipse da besta: depois dele, jamais vai existir outra igual.


imagem: plugbr

7. Pista branca.

Rapaz! Se tem uma coisa que nunca vou entender nessa minha vida de arquiteto é a razão pela qual pintam de branco as pistas dos sambódromos Brasil afora. Na minha opinião, vai contra todas as teorias de luz e cor.

Para mim, tinha que ser de cor escura, para realçar as fantasias, as alegorias, adereços e todas as bundas da avenida. Já perguntei isso para a Globo, para todo mundo e ninguém ainda me respondeu. Você sabe?

Vou morrer acreditando que a lua brilha mais sob o céu escuro da noite do que sobre o céu claro do dia.


imagem: Rita Apoena

8. Um grande blog e um pequeno poema

Visitei o blog de Rita Apoena agora há pouco e deixei lá um poeminha, inspirado neste trecho de um post dela ("Antes, as novidades"): Compartilhamos o mesmo computador e, confesso, gosto muito mais dos poemas dele. Mas o melhor arroz é o meu, disparado :). Ô blog bonito e doce o dessa menina! Ficou tipo assim o poema(vamos chamá-lo de Poema do Arroz):

Poema do Arroz

Não entendi o que dizias,
Quando dizias o que te aprecia
que gostas mais da comida que tu fazes
que dos poemas que ele fazia
pois, bem sei que tu sabes,
fazer arroz para dois também é poesia.

♪♫♪☼♫☼☼♫♪♫♪☼♪

9. Uma música

Se há uma música que vai ficar na história é essa aí do Mamas and The Papas.
Pode ouvir, eu deixo.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali