Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Para Dercy, com carinho

Então Dercy Gonçalves morreu, coitada. Em homenagem, vou publicar de novo aqui um poema que fiz para ela, inspirado numa resposta que ela deum numa entrevista. A pergunta e a respectiva resposta eram essas, vejam só:

- Há quanto tempo você desistiu dos homens?

- Aos 60 anos, eu ainda tinha namorado. Depois, comecei a perceber que estava me magoando. Eram todos homens mais jovens e oportunistas. Eu pensei "poxa, mas não sou eu o que eles querem, mas as minhas coisas". Então, parei para sempre.

Essa confissão da Dercy me tocou de maneira bastante particular. Não só por que me atingiu por que sou homem, mas especialmente pela comovente e tão comum desilusão feminina com o comportamento masculino. Daí saiu o Poema do Lábios Trêmulos, que dediquei não apenas a ela, Dercy, mas a todas as mulheres apaixonadas que não se vêem correspondidas na grandeza de suas paixões.


Foto-Fixer

POEMA DOS LÁBIOS TRÊMULOS kali

Os homens nunca me amaram.
Nenhum deles, nem um reles.
Só queriam minhas coisas, todos eles.
Nem mesmo o último,
Que queria apenas me beijar,
Que me levou o resto que eu tinha,
O pouco que em mim ainda havia para dar:
Guardados em lábios trêmulos,
Os últimos beijos úmidos
Ele veio roubar,
Deixando-me só com meus beijos estéreis e secos
Que, depois, a homem nenhum em minha vida
Ousei entregar.

Valeu, Dercy. Que a morte te dê o que os homens não conseguiram te dar. Beijos kálidos.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Etc e tal

O ó is treat

Tem esse negócio aí de o Supremo Tribunal Federal ficar soltando bandido rico. Normal. Estranho seria se fosse o contrário. Como o "Estado Democrátido de Direito" da burguesia vai ficar prendendo burguês, me diga? Como é que o capitalista vai aceitar ser preso pelo Estado que ele comprou? Fala sério. Além do mais, não fica bem para a nata do capital o mundo ver que o principal investidor do país é também o principal especulador e pistoleiro do sistema financeiro nacional, não é mesmo? Atrairia desconfianças e afastaria dez com finanças. Não é a interpretação jurídica de Gilmar Mendes que o obriga a soltar Naji Nahas, Celso Pitta, Daniel Dantas etc e tal. É a necessidade de soltá-los que o obriga a uma interpretação jurídica. E, é claro, se puder afastar os delegados que estão dando em cima, melhor ainda, né? Se os Daniéis Dantas caírem, a República que está edificada sobre essa pedra também rui, Barbosa!

É comovente ver o chefe do Supremo se doer quando colocam algemas em pulsos acostumados com rolex. É como o vento a prisão dessa gente. Como dizia o filósofo chinês Sei Lah Kein: "Não queira ver presos pela lei os verdadeiros ladrões do povo, pois os verdadeiros ladrões do povo são os donos da lei". Acho que foi Zaratrustra quem disse isso, sei lá. Se não foi, deveria ter dito. Perdeu uma execelente oportunidade de abrir a boca.

Internet e eleições

Falando em não calar a boca, tem também esse negócio aí de o Superior Tribunal Eleitoral ficar regulando o uso da internet pelos candidatos. Você viu? Não pode isso, aquilo também não pode etc e tal... Vou dizer para você, caro leitor, cara leitora, o que realmente está por trás desse tipo de decisão. Só aqui no Blog Kálido você ouve essas coisas. Anota aí para depois não dizer que eu não falei.

Primeiro. Se você pensa que TSE, TRE, TST, STF etc e tal são mesmo insituições imparciais, que estão acima do bem, do mal, das classes sociais e do sistema de exploração ao qual justamente dão a sustentação jurídica, é melhor parar por aqui. É melhor você estudar Direito, digo, estudar direito esse negócio.

Impor a canditados restrição de uso da internet na divulgação suas propostas, golpeando a liberdade de expressão, é, na verdade, evitar o "perigoso" crescimento de candidaturas de apelo popular, já que a internet é um dos espaços mais democráticos e abrangentes que existem hoje em dia: é barato e não precisa prática, nem tampouco habilidade, qualquer criança faz, qualquer criança se diverte.

Aí está o verdadeiro motivo de colocar mordaça nos candidatos, sejam eles de que ideologia, partido e conta bancária forem. Em nenhum outro meio de comunicação haveria tanta igualdade entre os candidatos em termos de acesso ao eleitor e tanta liberdade e espaço a para exposição das idéias, propostas e projetos. Também não haveria tanta liberdade para o eleitor optar, sem as limitações de tempo e de horário da propaganda eleitoral gratuita do rádio e da TV. Como o acesso é fácil e o custo é baixo, favoreceriam mais os canditados pobres. É só por isso que o uso da internet por candidatos e candidaturas está sendo barrado. O resto é discurso vazio de "proteção à Democracia e aos valores democráticos". Daria vontade de chorar de tanto rir se a vontade de rir de tanto chorar não fosse maior.

É impressionante o esforço de juízes e ministros da Justiça Eleitoral para manter a farsa eleitoreira da "igualdade entre as candidaturas", para dar ao eleitor a falsa aparência de que todos são iguais, vender a mentira da "igualdade eleitoral", como se não existissem os candidatos de classes sociais diferentes e de campanhas totalmente distintas em termo de custos e de alcance.

Isso, sim, que é enganar o eleitorado. O resto é promessa de candidato e propaganda eleitoral gratuita. O medo que as classes dominantes sentem de candidaturas ligadas às camadas mais baixas e trabalhadoras do povo é tão real que chega a ser virtual.

A influência do poder econômico só vai começar a ser vencida quando os meios de comunicação de baixo custo e de alto alcance como a internet forem amplamente abertos ao debate de propostas e de idéias. Sem censura, coisa que, dizem, a Constituição proíbe.

Boi na linha

Tem ainda esse negócio aí do Eike Batista. Ao que parece, outro grande especulador do sistema financeiro nacional, além de corno, claro. Cria empresas como quem cria galinhas rsrs. E todo mundo compra as ações. Com o patrocínio da imprensa cucaracha brasileira, claro, tipo revista Veja que apresenta Eike ao Brasil como "gênio" dos negócios. A meu ver, um aventureiro na jogatina financeira. Foi acusado pela Polícia Federal de fraude em licitação na exploração de recursos minerias na Amazônia, de remessa ilegal de dinheiro para o exterior e venda de empresa para grupos estrangeiros. Até as piranhas do Rio Amazonas sabiam que esse negócio da privatização iria fazer as riquezas minerais do país parar na mão dos gringos. Quanto mais as piranhas do mercado financeiro.

Magnata da mineração, Eike é filho do ex-presidente da Vale, Eliezer Batista. Esse parto de um príncipe da mineração privada por um rei da mineração pública ainda está para ser explicado. Quem esconde esses fatos são as mesmas pessoas que mostram Lula dando à luz Lulinha, pode estar certo.


(texto: kali)

A classe média que os pariu

Falando em filhos, eu não acho que a classe média é mais consciente do que as classes pobres no item progenitura. Guardadas as devidas proporções, a irresponsabilidade é a mesma. Boa parte das pessoas que vejo com filhos, não têm a menor condição de tê-los, seja pela estrutura emocional, pela condição cultural ou pela própria situação financeira, sem falar, claro, o principal: a conjuntura atual do mundo capitalista, que é totalmente incerta, violenta, decadente, hostil para qualquer tipo de animal, ainda mais para os que andam sobre duas patas. E todos querem seus filhos. Vejo nisso uma grande insanidade. O desejo de ter filhos, é natural e contagiante, mas na atual ordem mundia é preciso contar até dez. Dez milhões. A ninguém é dado assegurar a nenhum rebento um futuro tranqüilo. Nem os magnatas, se vc quiser saber.

Acho o fim da picada um homem, por exemplo, gerar uma filha e depois sofrer dela uma ação de alimentos. Ou o contrário. Deprimente. Todas as relações humanas se converteram a relações monetárias. Tudo o que era sólido se desmanchou no ar. Parece que a humanidade evoluiu para a frente da traseira.

O resultado é que hoje em dia o que mais se vê são pais e mães à beira de um ataque de desespero diante do que o sistema reservou a seus filhos queridos. O mesmo acontecendo com os filhos em relação aos pais. Triste.

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 1 de julho de 2008

Pau no Hartung

Figuraças!

Já estou quase no fim do álbum Euro 2008 da Panini. Faltam só oito. 2, 16, 367, 487, B5, B6, B7 e B8. :))) Eu gosto de montar álbum de figurinhas, especialmente de futebol.

Mas veja só como esse hábito revela o que o brasileiro tem na cabeça.

Tem um site muito bom que te ajuda a trocar as repetidas:

Até aí, tudo bem.

Acontece que o pessoal usa os Correios para enviar as figurinhas.

Até aí, tudo bem.

Acontece que eles usam a chamada "carta social", feita para os pobres enviarem suas cartinhas. Vê se pode uma negócio desse! Sabe qual o preço de uma carta social? R$ 0,01!!! Isso mesmo que você ouviu! UM CENTAVO! Traduzindo: claro que 1 centavo não vai cobrir os custos dos Correios para levar umas figurinhas de um lado do Brasilzão para outro, da puta que pariu para o raio que o parta. Logo, alguém tem que acabar pagando esse jeitinho da classe média brasieira levar vantatem em tudo, certo? Que nem meia-entrada ou meia-passagem nos ônibus. O que era para ser só a metade, acaba tendo o preço de uma inteira. Veja o preço das tarifas de ônibus e dos ingressos de cinema que você vai entender o que eu estou falando! Não existe almoço grátis, mané! Entenda isso!

O que custa pagar R$ 0,60 por uma carta simples e mandar as porras dos cromos???

Os Correios à vezes percebem a malandragem e seguram a carta para o destinatário vir pegá-la na agência e pagar o preço certo. Foi o que aconteceu comigo. Paguei R$ 1,19 pela correspondência que trazia 1 (UMA!) figurinha dentro (o remetente só pagou 1 centavo, claro). Tá certo. Alguém - seja o povo ou seja eu - tem que se fuder nessa história.

A página dos Correios na internet explica as finalidades da carta social. Ela se destina a facilitar o acesso aos serviços postais para as camadas menos favorecidas de nossa população. Não é para a classe média ficar trocando figurinhas de álbum. Tem limitações de uso, como postagem máxima de 5 (cinco) objetos por remetente e tratamento de objeto urgente.

Fala sério: os Correios dando tratamento de objeto urgente para figurinhas de jogadores da Europa só porque os meninos e meninas da classe média querem que seja assim!

Fala sério!

Pau no Hartung

Enquanto isso, aqui no Espírito Santo, o secretário de Saúde do governo Paulo Hartung, Anselmo Tozi, disse que os médicos capixabas têm vários empregos porque querem acumular bens! E isso diante do salário de miséria que o governo estadual paga aos profissionais da Saúde. Qualquer servidor de nível médio do Judiciário ou Legislativo Federal ganha mais do que um médico capixaba.

Pelo menos é divertido. Os médicos ficam falando mal de Lula, a favor de Paulo Hartung e levam essa na orelha! Hahaha... Pelo menos a gente acha graça. Ou você acha que tem muita coisa a mais com o que se divertir por aqui?

Isso é bom para os médicos e demais representantes da classe média capixaba pararem de cantar loas a Paulo Hartung, a mentira mais séria que já contaram por aqui! Hartung diz que acabou com o crime organizado, com a roubalheira, com o caos. Acabou virtualmente, na mídia. Na vida real, os Madureiras, os Valcis Ferreiras, os traficantes de mercadoria de todo gênero continuam dando as cartas. As prisões e hospitais lotados de gente e a política vazia de sentido. Aos poucos, a máscara do governo mais aprovado do país vai caindo. O rei vai ficando nu. Seu trono vai ficando no meio da rua, fora do palácio, como na foto acima.

Piadinha boba

Ofereci um cachorro a um amigo e ele não aceitou.

Só porque o cão estava com uma pata fodida, vê se pode.

Fico imaginando um estudante de veterinária buscar "cachorro com a pata fodida" no Google e se deparar com isso aqui :)))

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali