Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Patriotismo, Dunga e a seleção

Vou tando aí.

Não sei se Mario ou Oswald de Andrade, mas um deles disse que todo nacionalista é idiota e faz mal à saúde. Cultuado em prosa e verso, o patriotismo está na contramão do desenvolvimento social e político da humanidade. Isso se torna cada vez mais evidente nesses dias em que a internet tomou conta do planeta. Cada vez mais o ser humano vai abandonando o conceito de nação e se incorporando, se agregando, se juntando à grande aldeia global, à sua verdadeira casa, a terra, e ao seu verdadeiro povo, a comunidade internacional, se tornando e se sentido cada vez mais membro de fato da humanidade. Cada vez mais o nacionalismo vai mostrando sua natureza retrógrada, reacionária e se identificando claramente como ideologia burguesa que o originou, e mostrando sua expressão mais acabada e perfeita só pode ser mesmo o Nazismo, como de fato foi.

Mas há momentos em que ele é sempre mais evocado e explorado. Época de Copa do Mundo, por exemplo. Aí vem Dunga dizendo que escolheu os mais patriotas. Conversa. Se os países pudessem formar seleções comprando jogadores de outros países, nenhum, ou guase nenhum dos que ele convocou estaria jogando na seleção canarinho, da mesma forma como estão hoje jogando em times de outros países. Vestiriam a camisa do país que pagasse mais pelo passe da cada um deles, of course. Como, de fato, acontece hoje em relação aos clubes em que jogam, nada diferente.

O patriotismo vai perdendo a força naturalmente. Veja a seleção de Portugal, por exemplo. Três brasileiros. Num mundo globalizado, isso é cada vez mais comum. A seleção da França é feita de negros, coisa impensável há 100 anos. O nacionalismo é tanto fruto histórico do emergente Capitalismo quanto do atraso, do isolamento a que cada povo ficou condicionado pela história, pelas condições da época, pela precariedade dos meios de comunicação e transporte. Isso é muito óbvio.

Cada vez menos os jogadores se identificam com o patriotismo, pois cada vez menos os times nacionais e as próprias nações se estranham entre si. O futebol é também visto cada vez menos como meio de expressão de uma nacionalidade, de sentimentos nacionais e cada vez mais como esporte que é. Como o jogador adversário pode ser um "inimigo" se ele é meu companheiro de clube e eu entendo o que ele fala? Como ser o representante de um mundo à parte, se o mundo é um só?

Mas isso não impede Dunga de se valer do nacionalismo para justificar suas convocações. Conversa. Os jogadores atenderam a seu chamados porque isso valoriza seus passes.

Quero lembrar também que o critério que Dunga usou não foi objetivo. Ele realçou o número de convocações de cada jogador convocado. Ora, se as convocações foram feitas por ele próprio, isso não é objetivo, é subjetivo.

Os jogadores de Dunga valem pela obstinação. Obstinados, todos eles o são, com certeza. Vindo de famílias pobres, precisaram disso para vencer. Nesse aspecto, são lutadores. Mas não estão aí para salva a Pátria, mas a eles próprios. Isso, porém, não quer dizer que serão vitoriosos. Não é só vontade e músculo que ganha jogo. Cérebro é fundamental.

E um Kleberson pode treinar a vida inteira que jamais será um Ganso. Já reparou que Dunga não tem um camisa 10, um cara como Didi, Gerson, Rivelino, Zico, Ronaldinho que tem a visão do jogo, que pensa e distribui as jogadas? Acho que Dunga tem verdadeiro trauma de camisa 10, de tanto que sofreu na mão deles, a começar por Maradona, na Copa de 90.

Vão dizer que tem Kaká. Mas Kaká não é um camisa 10 nato. Não é o cara cuja característica principal seja a de armar as jogadas, bater faltas com maestria, driblar com rapidez. Kaká é o tipo de jogador que precisa de espaço para jogar. O que Ronaldinho e Ganso fazem em meio metro quadrado, Kaká precisa de 28 alqueires de terra para fazer. Ele se perde quando o jogo fica truncado. Jogador de passadas largas e rápidas.

O mundo queria ouvir a sinfonia do futeblo-arte brasileiro e Dunga vai levar os carregadores de piano no lugar de pianista. Queriam ver pintado nos campos da África do Sul o belo quadro do nosso futebol e Dunga contratou pintores de parede para isso. Queriam ver o olé dos toureiros e Dunga vai levar os touros.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali