Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quinta-feira, 30 de junho de 2005

Pra não dizer que não falei de festas

É um post sem importância, bem sei. Mas como é melhor um post que não presta do que uma peste que não posta, aqui vai.

Negócio seguinte. Tem gente que, findando o mês de junho, passa a chamar as festas juninas de "festas julinas" só porque agora são feitas em julho, e não mais em junho. Ô quadrilha de gente besta! Não sei nem bem porquê, mas sinto gastura quando ouço isso.

Pô! Uma festa junina recebe esse nome não apenas porque é feita no mês de junho, mas por que, originalmente, eram realizadas (e ainda são) em homenagem aos santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio, cujas datas comemorativas caem no mês de junho. E, se não fosse isso, pelas características das festas e porque o nome já está consagrado, festa junina vai ser festa junina em qualquer época e lugar, mesmo que seja realizada em outubro!

Se por acaso alguém inventar de fazer uma festa natalina - com Papai Noel, nozes e tudo mais - em agosto, por causa disso vai chamar essa festa de festa agostina??? Não, né??? Fala sério!

Entendeu? Ou vou ter que repetir tudo no post do final de junho do ano que vem? Não, né? ah, bom! Então, pronto!

Não aceito que leitor/a meu/minha chame alguma festa junina no mês de julho de festa julina...

Julina o cacete.

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 29 de junho de 2005

Pois é. O Big Brother é o Tio Sam. RIAA agora que eu quero ver

Como vocês sabem, a Suprema Corte Americana deciciu que uma empresa infringiu a lei ao criar software de troca de arquivo. Essa decisão abre precedente para a Riaa (associação da indústria fonográfica dos EUA)e outras corporações processarem quem disponibiliza programas que permitem a troca de arquivos de som, imagem etc entre internautas, inclusive processar os próprios internautas, como eu e vc. Então, compartilhar uma música ou vídeo com os amigos, vc está infringindo a lei americana (e pode ser processado a revelia por distribuir e baixar) e está fazendo com que o site possa ser processado pelo seu uso.

Então aqueles sites que permitem o envio e recebimento de arquivos, como os que eu informei pra vocês aí embaixo (post serviço de utilidade pública) possivelmente vão dançar.

E não é só isso. Existe um processo na justiça americana que torna o JPEG como um padrão proprietário. Se a decisão final for de se tornar o padrão JPEG em um padrão proprietário. todo usuário que publicar um foto neste padrão sem recolher os devidos royaltees aos donos da tecnologia está infringindo a lei e pode ser processado, assim como o software que a produziu.

Já pensou? ("kali, se eu pensar e me lembrar de uma imagem que já postei, eu tenho que pagar royaltees também?" :Þ . Não, mas por via das dúvidas, pense só em forma de texto rsrs)

Pois é. E não é só isso. Corre por bocas miúdas, que o governo dos Estados Unidos, o qual se gaba de ser o país mais democrático do planeta, possui um sistema de receptar (e ler, claro) qualquer e-mail de qualquer cidadão do planeta. Portanto, cuidado ao mandar e-mails por aí e colocar alguma palavra relacionado com terrorismo, Bin Laden, Fidel Castro, essas coisas. O Grande Irmão de George Orwel, do livro 1984, não é nenhum governo comunista, mas capitalista, vejam só. E nem é irmão, mas tio. Tio Sam. E está mais perto de nós do que imaginávamos.

Como dizia Cazuza, "enquanto houver burguesia, não vai haver poesia." E como vc vai ficar meio amarrado pra trocar arquivos de música pela grande rede, poderá dizer: "enquanto houver burguesia, não vai haver cantoria."

Contribuam com a EFF e ajudem a internet a ser um mundo livre.

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 24 de junho de 2005

Um conto

Esse conto aí é de Clarival Vilaça, uma das várias pessoas brilhantes de uma lista de discussão que eu tenho a honra de participar. Achei esse texto interessante, sensível, comovente. Pode ler, eu deixo.

ELAIR

Morava com a mãe desquitada num apartamento daConde de Bonfim. Sétimo andar. Saía bem cedo para o escritório e voltava por volta das cinco, para ver um pouco de televisão e dormir. Pessoa caseira, acomodada, não era mesmo de noitadas.

Um dia, o viu esperando o elevador. Seu coração disparou. Devia ter 25, 26 anos. Moreno claro, cerca de 1,70 de bons músculos. Sorriso encantador.

Era de se apaixonar. Passou a marcar seu horário e procurava descer junto com ele. Logo passaram a se cumprimentar mas o rapagão não puxava conversa e isso entristecia Elair.

Até que um dia o rapaz se animou a conversar e daí em diante, trocavam muitas palavras durante os breves momentos em que o elevador descia. No dia em que ele se despediu e tocou o braço de Elair, talvez tenha notado o suspiro que provocou.

Elair decidiu que logo falaria com ele, propondo saírem juntos para um programa. Então, tendo tomado essa decisão, aguardou o momento oportuno.

E num sábado, Elair desceu para comprar pão, leite e o jornal. Tomou o elevador e quando este abriu as portas no seu andar, deu de cara com o rapaz. Ele estava de braços com duas lindas moças, que se apressou em apresentar a Elair, dizendo que iam a praia e que Elair podia acompanhá-los se quisesse.

Elair agradeceu o convite, mas recusou, tristemente.

E se lamentou por Deus tê-lo feito nascer num corpo de homem...apesar do dúbio nome: Elair.

(Vilaça) 30/04/98

Textos sutis como esses são muito valiosos para despertar o sentimento humano que anda meio esquecido nas pessoas e, no particular, para combater o preconceito contra os gays. Achei o conto de uma delicadeza muito grande e por isso o postei aqui. Eu tenho amigos e conhecidos que são gays e me sinto feliz de sempre tê-los tratado com o respeito que merecem.

Mas nisso não há mérito nenhum. Apenas uma obrigação que um ser humano deve ter no trato com outro.

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 21 de junho de 2005

Oi!

Não tenho nada para dizer, mas prefiro escrever alguma coisa a deixar as pessoas virem aqui e não encontrarem nada de novo. Pelo menos um post, ainda que não preste.

Há três dias esperava postar aqui um conto. Um pequeno conto. Uma mulher casada que iria dar seu último adeus a um amigo que morrera. De especial na narrativa, não muita coisa, a não ser o fato de que ela, por muito tempo, havia resistido às investidas eróticas e amorosas desse rapaz, em nome de Deus, da família e da propriedade. Ela então iria ver pela última vez aquele rosto sarcástico e atrevido, e pelo qual nutria certa admiração. Mas, ao se deparar com o semblante contrito e resignado do jovem morto, ela sentiria um certo tipo de culpa por não ter aquiecido e aquecido aquele corpo antes tão vívido e agora inerte e gelado. Mas ela iria se conter e não derramar nenhuma lágrima, pois poderiam pensar que era por ele. Mas era por por ela que choraria, se chorasse.

Mas a falta de inspiração e tempo fizeram com que esse conto ficasse no ar. Talvez ficasse interessante. Minha idéia era mostrar como as formalidades cívicas da vida impedem o fluxo da própria vida. Mas foi enterrado junto com o rapaz.

Junto também com o PT, que também morreu por esses dias.

Beijos, abraços e cuidem-se.

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 17 de junho de 2005

Serviço de utilidade pública

Não sei se vocês sabem (acho que a maioria já conhece), mas existem na internet serviços gratuitos e rápidos para enviar arquivos grandes para onde e para quem você quiser, independente das limitações do seu e-mail ou do e-mail de seu destinatário.

Olha aqui três deles:

You Send It, arquivo até 1GB!
bonpoo, do sapinho, arquivos até 50MB)
Rapidshare, até 50MB

O rapidshare é enjoadinho, mas como diz Danilo, um cara muito legal: "é grátis e pronto". E diz mais: "Este serviço está baseado na Alemanha, então quando eles dizem "dia seguinte" é o dia seguinte deles, que começa para nós, atualmente, às 19 horas do Brasil. Outra coisa é quando eles dizem que o seu IP estourou a cota e não pode mais fazer dl. Quem tem IP movel, é só ressetar e presto. Na dúvida, consulte seu provedor."

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 16 de junho de 2005

Um comentário e uma música

Sou muito grato aos comentários que recebo. Sou mesmo. Infelizmente não tenho como responder um a um. Já tentei, mas fica muito difícil para mim. Espero que me entendam. Em troca, procuro retribuir a gentileza das visitas que recebo visitando os blogs de quem vem aqui. É o mínimo que posso fazer. Mesmo assim, às vezes fico em débito. Mal estou conseguindo postar, infelizmente.

Porém, teve um comentário no post anterior que me tocou e eu faço questão de pendurar aqui. Vai ser um alerta permanente para mim em relação ao meu blog. Foi feito pela Nana, que infelizmente não deixou endereço. Tudo bem. Nenhum problema quanto à críticas, especialmente essa. Fica meu agradecimento para você, Nana, seja quem for. Você é um doce, mesmo que à primeira vista pareça ser azeda :)

Acho que tem de ter respeito pelos leitores e atualizar o Blog todos os dias, senão.....pra que tê-lo? Blog é um diário ou um semanário virtual? Se os leitores entram todos os dias no seu Blog, vc tem mais é que postar todos os dias tb, concorda? Senão viríamos aqui toda segunda-feira, por ex. e estaria tudo bem. Vc é responsável por aquilo que cativas, já dizia o famoso escritor e nesse caso, vc é responsável pelos seus leitores que cativou e pela constância em seus escritos no seu Blog. E tenho dito!

Nana | 06.16.05 - 1:32 am | #

Tem toda razão, Nana. Eu até tenho como lema a seguinte frase: "é melhor um post que não presta do que uma peste que não posta." Vamos ver se consigo honrar esse slogan que eu criei e eu mesmo não sigo.

A música

A gente sempre tem nossas músicas preferidas. Eu gosto de uma música que talvez vocês não conheçam. Pelo menos, nunca a ouvi tocar por aí. É uma música romântica cantada por uma cantora idem. Pensei até em disponibilizá-la aqui no dia dos namorados. Mas, como todo dia é dia de namorar, não me apressei. Então, quem quiser ouvir, é só deixar o e-mail que eu mando em mp3. Melhor para quem tiver Velox ou coisa parecida.

Mais detalhes? Surpresa. Talvez vocês nem gostem, mas prefiro a sensação do inesperado.

É de surpresa em surpresa que a vida se torna mais doce.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 13 de junho de 2005

Meio

Tá, concordo. Realmente estou meio relapso com meu blog. É que ando muito ocupado com a monografia de Direito. A Crise do Estado. Já imaginaram? Então. Mas prometo reabilitação.

Enquanto isso, para que meus amados e amadas leitores e leitoras não fiquem muito zangados e zangadas, quero mostrar para vocês um site legal. Um gerador de ícones de endereços de e-mail. Na hora. Quem me falou disso foi um tal de Danilo, um cara também muito legal. Bom proveito.

O meu até que ficou bonito,não?:

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 9 de junho de 2005

Um "patético" bom dia a todos e a todas!

Acontece que hoje participei de uma conferência. Antes de começar, uma secretária pegou o microfone e dirigiu-se ao auditório nesses termos:

- Eu vou estar passando uma lista de presença para vocês estarem assinando...

Acreditam? O gerundismo tomou conta. Custava dizer "vou passar uma lista de presença para vocês assinarem"?

Engraçado é oradores do movimento sindical cumprimentarem o público assim:

- Bom dia a todos e a todas!

Eles acham que usar o termo "todos" para designar todo o gênero representa uma discriminação inaceitável com a ala feminina. É muita mediocridade pro meu gosto.

E quando as pessoas usam o termo "patético" como sinônimo ou derivado de "pateta"? As pessoas acham que, pela semelhança, "patético" vem de "pateta". E tem até dicionário que já incorporou, de tanto que essa forma é usada. Nos blogs, então, é uma festa. A expressão é só usada com esse significado errado. Pô! "pateta" já é adjetivo. Dizer "patético" no lugar de pateta é o mesmo que dizer "idiótico" em vez de idiota. Ou "abestalhático" no lugar de abestalhado.

Quando ouço essas coisas, eu, sim, é que fico patético (pasmado, perplexo).

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 8 de junho de 2005

Repetindo

Eu tinha dois cachorros, um se chamava Repito e o outro Repete. Repito morreu. Qual ficou?

- Repete!

Então tá. Aqui vão dois poemas que já publique e que eu gosto muito, principalmente o segundo, do presente de Deus. Pega aí, vc que ainda não leu.

CÃO QUISTADOR.

Um homem tinha um cão,
Mas um dia o cão se foi.
Engraçado quando um cão some:
O homem que tinha um cão
Descobre que o cão é que tinha um homem.

Já conheciam? Legalzim, não? Bacanino :)

Coisas de Deus

O PRESENTE DE DEUS

O futuro a Deus pertence
E quando o futuro chega,
Ele o entrega pra gente,
Assim, displicente:

"Toma, demente!
Era meu esse futuro,
Agora é teu este presente!"

Para arrematar, vou repetir todo o post que fiz nesse dia, colocando esse link do aviãozinho para seu filho ou irmão menor se divertir. Ou vc mesmo, pq não?

 

Aviãozinho

Essa imagem aí tem um link para uma página que ensina a fazer o aviãozinho de papel recordista mundial de permanência no ar.

  Fui.

Volto :)

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 7 de junho de 2005

Petê, petê, petê

É, eu tirei a foto do post anterior. Não me sinto bem. Timidez, talvez. Mas isso não importa.

Acontece que o PT está pagando bem caro a arrogância e sede de poder de seus dirigentes e dos seus dóceis, fiéis e equivocados seguidores. Acharam que a solução da crise capitalista, da miséria e do desespero dos trabalhadores fossem apenas um mero problema de gestão e de competência do Estado burguês. Ou até de moralização da Administração Pública. Talvez nem chegassem a pensar nisso, tamanho o oportunismo de boa parte de seus quadros, expresso na facilidade com que se aliou à corja de elementos mais desonestos e cretinos do Congresso.

A verdadeira história do PT ainda será contata. Ela será a história de uma camada pequeno-burguesa cada vez mais pobre de espírito e de bens, arrasada por um longo período de massacre físico e econômico perpetrado por uma ditadura militar, e que vislumbrou na classe operária a legitimidade política para ocupar o cenário central da luta de classes no Brasil.

Será a história de grupos sem nenhum compromisso com a classe trabalhadora, mas arrogantes o suficiente para falar em nome dela e se acovardar diante das mazelas que o povo brasileiro é obrigado a suportar.

Lembro muito bem de um dirigente sindical (existem três tipos de dirigentes sindicais: o dirigente sindical, o dirigente sindical de merda e uma merda de dirigente sindical) que assumiu a presidência de uma empresa pública. Um dia falava de pé na sala, com o pé apoiado sobre a cadeira. Dizia que era um costume adquirido por falar para assembléias de trabalhadores de cima de um caminhão, quando tinha que apoiar o pé sobre a carroceria. Cretino.

Lênin dizia que duas coisas os trabalhadores tinham que herdar da burguesia: o bom gosto e os bons modos. Parece que alguns dirigentes do PT, especialmente os que estão no escalão de cima, estão preocupados em herdar outras coisas da burguesia, como a arrogância, a empáfia e, pelo visto, também o dinheiro.

A história do PT será a de um grupo políticos com valores burgueses individualistas, ligados à Igreja, a empresários coptando seguidores atrasados saídos do baixo operariado sem a fleuma, a obstinação das camadas conscientes desse mesmo proletariado, mas oportunistas o bastante para ocupar cargos do Estado burguês e ajudar a manter a ordem perversa da exploração, da miséria e do desemprego, e com dinheiro no bolso no final do mês.

Será a história desse agrupamento social sem preocupações de lutar por um futuro melhor a não ser o deles próprios.

Será a história de um grupo social que, vendo a maior mobilização da classe operária na história do Brasil, dela procurou tirar proveito criando um partido e um dirigente que pudesse ser por eles manipulados. Um líder que viesse das entranhas do movimento operário, mas que não fosse lúcido o bastante para perceber a época histórica, a força e a capacidade que a classe operária tem de mudar um país e a própria História. Um dirigente apegado a emotivas e duvidosas tiradas, mas apelativas o suficiente para conquistar a confiança e o voto de um trabalhador sem muito esclarecimento despertando nele a ilusão de que estava diante de um grande líder de sua classe.

Um dirigente que fosse um trabalhador honesto, com um passado sincero de lutas, porém não esclarecido o bastante para entender toda a trama política montada sob suas costas, mas ousado o suficiente para assumir a missão de liderar a massa operária, e que não fizesse a menor idéia de que estivesse sendo usado para manipulá-la.

Um operário qualquer, com muito respeito na categoria, mas sem uma visão crítica e científica do mundo. Um Lalo... um Lelo... um Lilo... um LULA!!!!

Hoje, infelizmente, Lula encontra-se refém das classes dominantes.

O azar dele é que os trabalhadores não estão nem um pouco interessados em pagar o resgate.

Pois dinheiro não têm...

e pegar emprestado...

Os juros estão muito altos!

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 1 de junho de 2005

Apareci

Prazer. Essa é a pequena foto que eu coloquei no perfil do Blogger. Não tá bom não?

Coisas que eu não "acho": tenho é certeza.

Por exemplo. Ninguém me tira da cabeça que aquele cantor de pagode, Jorge Aragão canta desafinado. Talvez só eu que acho isso. Acho não, tenho certeza.

Eu acho que o jogador Grafite fez errado ao dar queixa de Sábatto. Acho, não. Tenho certeza. Briga de jogo é briga de jogo, deve ficar por lá mesmo. Querer dar a um bate-boca idiota uma dimensão maior que isso tem...

Acho que quando uma mulher diz que todos os homens são iguais é porque só se aproxima deles no escuro. Acho não, tenho certeza.

Acho as mulheres totalmente diferentes umas das outras. Mesmo no escuro (ou, quem sabe, principalmente :). Acho não, tenho certeza.

Acho que a violência no Brasil é até suave em relação à cruel, desavergonhada e grotesca divisão de renda e da verdadeira segregação social entre ricos e pobres. O Rio de Janeiro, por exemplo, deveria ter vergonha das favelas. Mas não tem. Desgraçadamente, não tem. Ainda acha a paisagem bonita. Acho que o Rio só terá direito ao título de Cidade Maravilhosa quando varrer as favelas de sua paisagem. Claro. Claro como o sol, que brilha sobre pobres e ricos, sobre a polícia e sobre os bandidos.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali