Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Balanço das Eleições

Demorou, mas como incentivador da Campanha do Voto Nulo, claro que me cabe uma análise dos resultados das eleições de 2006.

À primeira vista, parece que a Campanha do Voto Nulo foi fracasso total de bilheteria, considerando que o total dos votos nulos, dos votos em branco e das abstenções diminuiu em comparação à eleição passada. Ao que tudo indica, o povo continua esperançoso quanto aos políticos que se apresentam. Tudo bem, é natural ter esperanças.

Mas a coisa não é bem assim. Vejam o que aconteceu aqui no Espírito Santo na eleição de deputado federal, por exemplo,

O candidato mais votado foi Lelo Coimbra, da turma de Paulo Hartung. Ele recebeu exatos 120.821 votos. Camilo Cola, o todo-poderoso dono da Viação Itapemirim foi o segundo mais votado. Com toda a grana que os pobres lhe deram, recebeu 106.165 votos.

Pois bem. Agora vejam a quantidade de votos brancos, nulos e abstenções que o povo capixaba despejou nessas eleições para deputado federal:

Votos em branco: 121.497
Votos nulos: 80.247
Abstenções: 393.284

Total: 595.028

O Colégio Eleitoral do Espírito Santo é de 2.336.133 eleitores. Portanto, nada mais, nada menos do que um quarto do eleitorado mandou os políticos à merda. Preferiram depositar o voto no rabo deles, não na urna eletrônica. Show de bola.

Cada vez mais eu sinto orgulho desse meu povo explorado e oprimido. Agora, um breve histórico do repúdio popular através do voto nulo.

Os votos nulos no país (Publicado em A Gazeta em 03/10/2006, de acordo com dados obtidos no TSE - Tribunal Superior Eleitoral),

1945. O índice de votos nulos ficou em 1,9%. Nessa eleição os partidos distribuíam cédulas impressas.

1962. Os votos nulos totalizaram 3,2%. Nesse ano foi feita a introdução da cédula única de votação nas eleições para a Câmara.

1970. O índice de votos nulos ficou em 9,4%. Campanha pelo voto nulo contra o regime militar.

1982. O índice de votos nulos ficou em 4,2%. Voto vinculado obrigava o eleitor a votar em candidatos do mesmo partido.

1988. Seis anos depois, a Constituição Federal de 1988 concede direito de voto aos analfabetos.

1994. O índice de votos nulos ficou em 25,2%. Nessa eleição para a Câmara, de cada quatro votos um foi nulo.

1998. Os votos nulos totalizaram 9,8%. Nesse pleito, 57,6% dos eleitores usaram a urna eletrônica.

2002. O índice de votos nulos ficou em 2,9%. Nesse pleito, 100% dos eleitores usaram a urna eletrônica.

Pelo quadro, parece que a esperança e a desilusão vão se alternando a depender dos fatores sociais, políticos e econômicos que se conjugam em cada eleição. Claro que o povo sempre quer acreditar em mudanças, mesmo não as vislumbrando com nitidez nas candidaturas que se apresentam. Preferem apostar numa mudança a votar nulo. Ter esperança é humano, bastante humano. Mas o voto nulo não deixa de representar um ato de esperança. Uma esperança redobrada, eu diria, pois votar nulo não singnifica simplesmente não votar em ninguém. Significa não votar em ninguém da lista em razão de que o candidato no qual você votaria com fé, esperança e amor simplesmente não apareceu. Ponto.

Então. No segundo turno votei nulo outra vez. Não que eu não visse diferenças significativas entre os dois candidatos. Pelo contrário. Eram candidaturas bastante distintas, mas não por causa dos candidatos em si, de seus atributos pessoais, bastante semelhantes, e sim por terem significados totalmente diferentes para as classes socias do nosso país. É isso que os diferencia. As classes que lhes dão apoio. Isso que é o fundamental. No mais, são muito iguais, em hipocrisia, em demagogia, em fantasia.

É nessa questão que se distinguem as candidaturas de Lula e Alckmin. A candidatura de Lula está para as classes mais populares assim como a de Alckmin está para as classes média e alta. Dá para perceber essa relação até pelos e-mails que a gente recebeu antes das eleições e continua recebendo agora. Reparem que você recebe um número muito maior de mensagem anti-Lula do que anti-Alckmin. Por quê? Porque a maior parte das pessoas que possuem computador e acesso à internet é da classe média. Ponto.

E é assim que as coisas funcionam na política. As pessoas votam de acordo com seus interesses. Votam naquilo que o candidato representa e não em seu comportamento ético ou moral. Se as pessoas votassem pela ética, Maluf e Antônio Carlos Magalhães jamais se reelegeriam. Se o caso dos sanguessugas, do mensalão e do dinheiro da cueca tivessem ocorrido num governo Alckmin, as pessoas que votaram nele ontem por essas coisas terem acontecido no governo Lula, votariam no tucano mesmo se tivesse acontecido no governo dele, estou certo disso. As pessoas que perguntam se Lula sabia ou não sabia desses escândalos que se realizaram sob seu nariz, jamais perguntaram se Alckmin ou FHC sabiam dos escândalos que ocorreram em seus respectivos governos.

Acontece, porém, que nem sempre existe uma correspondência direta entre os interesses de quem vota e o político que recebe esse voto. Isto é, as pessoas se enganam achando que aquele político está mesmo representando seus anseios. Isso vale tanto para Alckmin quanto para Lula. Quer ver?

Veja o caso de Alckmin. A classe média acha que votando ele estaria melhor assegurada seu futuro e o futuro de seus filhos, pois o sujeito é "instruído", "culto", "competente"... enfim, a cara daquilo que se julga a classe média! Pois bem. Só que os filhos da classe média hoje não fazem outra coisa na vida senão estudar para concursos de ingresso no serviço público, pois não encontram mais emprego nas empresas privadas. Então eu pergunto: se é para garantir empregos no setor público, por que votar num cara que prega o Estado Mínimo? No entanto, votam.

Com Lula, a mesma coisa. A classe trabalhadora se vê bem representada por ele. Tudo bem. Só que para "assegurar" o crescimento do trabalhador, Lula aposta exatamente no crescimento do seu algoz, o Capital. Na primeira crise que houver, o proletariado vai ver bem de que lado Lula realmente joga.

O fato é que nessas eleições ocorreu um fenômeno histórico importante: uma divisão nítida do eleitorado segundo sua classe social. Aqui em Vitória, por exemplo, ficou bastante evidente esse fato. Nos bairros ricos, vitória de Alckmin; nos bairros pobres, vitória de Lula. Isso repetiu-se no Brasil inteiro, até em nível dos Estados.

O mais importante nesse processo foi a tomada de consciência de classe das camadas mais explorada, da sociedade, que mantiveram sua opção por Lula mesmo com o bombardeio da mídia sobre as falcatruas do partido de Lula, o patê, digo, o petê. Interessante isso. Nem deram bola. Escolheram Lula porque julgou que ele lhe é mais favorável que Alckmin. "Foda-se Lula é ladrão! O importante é que pra mim, ele é melhor do que o outro ladrão!"

A revista Veja

Esse ganho de consciência de classe foi, pra mim, o fato mais importante nessas eleições. E a escumalha nem deu bola para a mídia burguesa, que não conseguiu fazer a cabeça do povão para rejeitar Lula e votar em Alckmin. Show de bola esse negócio de a imprensa da classe dominante não conseguir fazer a cabeça da plebe. O exemplo mais claro desse fenômeno foi a revista Veja. Cansou de bater em Lula, mas não conseguiu nada em suas investidas exceto próprio cansaço.

Por falar nisso, a que ponto chega uma revista com a Veja por causa de interesses políticos! Anos de trabalho jogados fora em troca da parcialidade e de uma linha jornalística totalmente tendenciosa. Que vergonha! Uma revista desse porte ficar a reboque de um sujeito como Diogo Mainardi! Fala sério.

Tem também o Arnaldo Jabor. Ele acha que é um grande comentarista, um comentarista brilhante! Tudo bem, ele também se achava cineasta. Como fala besteira! Como faz elocubrações! Como inventa!

E são esses caras que estão fazendo a cabeça da classe média. O povão anda mais esperto que os redatores e os leitores de Veja. Show de bola

Mas quem matou a charada desse fenômeno político-eleitoral em que a imprensa não consegue mais fazer a cabeça do povão, como ocorreu agora nessas eleições da vitória de Lula, foi Franklin Martins, em entrevista à revista Caros Amigos, agosto deste ano. Aqui, a entrevista completa, em PDF.

Conclusão: Preguei o voto nulo e votei nulo. Apresentei minhaas razões. Se eu me visse obrigado a escolher um entre os candidatos, claro que votaria em Lula. Por mais que Lula e a turma do PT tenham feito falcatruas - e fizeram - não dá, por causa disso, para devolver o governo à gangue do PSDB e do PFL e entregar de novo o papel de protagonistas da história da corrupção a artistas como Jorge Bornhausen, Tasso Gereissati e Antônio Carlos Magalhães, né?

É isso. Até a próxima.

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Enquanto isso II

Enquanto isso II

Calma, eu tô aqui. É que estava preparando um post sobre as eleições, mas ainda não ficou pronto. Eu coloco aqui ainda antes do 2º turno, se Deus quiser e o diabo não atrapalhar. Além disso, graças à escravidão capitalista a que estou submetido, não tive muito tempo para escrever posts (Deus tá vendo e o diabo ouvindo). Então vou reunir alguns assuntos que não têm nada a ver um com outro, a não ser o fato de serem escritos por uma única e mesma pessoa, eu, claro, muito prazer, Kali.

1. Selos

Estava eu a remexer arquivos antigos e eis que me deparo com dois desenhos que fiz faz algum tempo para dois concursos (boa essa construção "fiz faz algum tempo", não? Show de bola). O primeiro, em 1998, em comemoração aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, outro, em 1500, digo, em 2000, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Não ganhei nenhum dos dois concursos, mas acho que até ficaram bonitinhos. O que acham? Clique pra dar olhar mais de perto.

No selo do descobrimento, quis evocar justamente a promissora descoberta dos portugueses. A constelação do Cruzeiro do Sul pairando sobre o Monte Pascoal anunciando isso. Show de bola.

2. Espanhol

Por falar em "show de bola", vivo usando essa expressão. Quando vejo algo de bom, tasco um "show de bola!". A expressão "é brincadeira!" utilizo para criticar. Realmente uso muito essas duas expressões. É brincadeira a quantidade de vezes que falo essas duas frases durante o dia!

Pois é. Acontece que onde trabalho tem duas pessoas que falam espanhol. Um panamenho e uma brasileirinha, Joana, que morou dois anos no Paraguai. Então, em vez de dizer "show de bola", eu digo "show de buela!" pra zoar, claro.

Acontece que fiquei curioso para saber a verdadeira tradução de "show de bola" para o espanhol. O panamenho me fez esse favor: "espectáculo de la pelota!"

Show de bola a língua espanhola, não? habla sério! Agora é "espectaculo de la pelota" pra cá e pra lá.

3. Papel de Parede

O papel de parede que estou usando é este aí. legal, não? Gato é um bicho muito curioso.

4. Camisa

Não sei se alguém, além da Érika se lembra de eu ter dito que colocaria aqui a foto da camisa que ganhei do meu amigo africano Sémou. Bem, taí. Promessa é dívida. Show de bola, não? A camisa e pagar dívidas, claro.

5. Mosquito e vinagre

Sempre quando vinha o pessoal da dengue lá em casa para colocar aquele veneno nos ralos, eu ficava me perguntando: "pô, será que não existe um produto mais prático e menos tóxico, que pudesse ser usado pelos próprios moradores para pôr fim a esse mosquito desgraçado?".

Aí minha irmã me manda um e-mail falando de um engenheiro agrônomo que descobriu que o vinagre tem o mesmo efeito que o larvicida da Prefeitura. Fui me certificar e achei esse texto na internet, aqui (vocês sabem que aqui não coloco nada que não seja devidamente corroborado pelas minhas pesquisas, né?):

Pesquisa coordenada por agrônomo de Piracicaba constata que ácido acético diluído em água elimina as larvas do Aedes.

O prosaico vinagre, usado na culinária de todos os lares brasileiros, desponta como um inimigo definitivo do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinaldo José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o condimento diluído na água contaminada com larvas do mosquito. O resultado foi impressionante. Confirmou-se, nos laboratórios, que o ácido acético presente no vinagre eliminou todas as larvas das amostras analisadas. De imediato, o coordenador do Projeto de Combate à Dengue de Piracicaba, Valdemar Correr, pediu que os agentes que estivessem percorrendo os bairros em campanha orientassem os moradores a colocar uma simples colher de vinagre nos recipientes com água parada. "Durante todo o ano passado, foram registrados na cidade apenas seis casos da doença, todos eles importados, ou seja, originários de outros municípios", comemora.

A descoberta do engenheiro Rodella promete revolucionar o combate a uma doença que, sempre nos períodos de chuva, se torna um risco de epidemia em todo o Brasil. Só o Estado do Rio de Janeiro, para se ter uma idéia, investiu nos últimos cinco anos R$ 10 milhões nas campanhas públicas para eliminar os criadouros do mosquito, com a importação de um biolarvicida cubano.

... Gasta-se muito com equipamentos e mão-de-obra usados nos "fumacês" que dizimam as larvas. "Bastaria que todos os brasileiros fossem orientados a usar o vinagre, um produto comum e sem qualquer contra-indicação", afirma Rodella. Nos testes feitos no Centro de Controle de Zoonoses, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), na Carnevalli Biotecnologia e na Escola de Engenharia de Piracicaba doi constatado que basta a adição de 5% de vinagre no recipiente com água para que as larvas sejam eliminadas.

... A notícia entusiasma Marcelo Cereser, presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav), entidade representativa dos 30 fabricantes brasileiros do condimento. Ele defende uma campanha nacional de conscientização. Sabedoria do povo foi ponto de partida.

"Não vá rir da minha história", previne-se o pesquisador Reinaldo Rodella quando questionado sobre como descobriu a eficácia do ácido acético contra a larva do Aedes aegypti. O engenheiro conta que seu interesse no assunto começou quando ele ainda era garoto. Como todas as crianças caipiras que se prezam no Interior, Rodella era levado para ser benzido contra o mau-olhado. Claro, crendices não possuem o menor fundamento científico. Mas, curioso, o menino percebeu que a benzedeira sempre colocava uma latinha no meio de um prato com vinagre.

No dia seguinte, quando ele voltava para uma nova sessão do benzimento, notava que o prato estava cheio de pernilongos mortos. Hoje, aos 55 anos, na coordenação do Serviço de Zoonoses de Piracicaba, o pesquisador conclui: "A gente aprende demais quando observa e não despreza os hábitos populares"

Mais notícias, aqui

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Enquanto isso...

Bem, tenho que falar do 2º turno das eleições, voto nulo, mostrar a camisa que ganhei do meu amigo Sémou... e essas coisas. Tudo a seu tempo. Por enquanto, um pequeno diálogo entre duas amiguinhas. Só clicar.

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Beleza Negra

Lembro-me que uma vez uma pessoa me criticou por eu só utilizar imagens de crianças brancas aqui no blog nos diálogos e mensagens que crio. Como não sou e jamais serei racista, nem me dei conta do fato de que as fotos de Kim Anderson que pegava na internet eram mesmo, em sua maioria, de crianças arianas. Claro, geralmente são tiradas no Hemisfério Norte, países de maioria branca. Mas não era totalmente verdadeira a crítica, pois cheguei a utilizar fotos com crianças negras, sim. Tudo bem.

Acontece que hoje vi algumas fotos maravilhosas de crianças negras da fotógrafa Kim Anderson, me lembrei da observação e não deixei passar a oportunidade de fazer uma homenagem à raa negra. Essa homenagem está nas três imagens e nos diálogos que seguem. Basta clicar para ver. Homenagem singela, mas de coração. Espero que agrade. Aos negros e negras que dão a honra da visita a este singelo blog, meu fraterno e afetuoso abraço. Um abraço branquelo, mas cálido.

Os nomes africanos eu peguei do site Significados dos Nomes Africanos, o que não foi fácil, pois todos são muito belos em sonoridade e significação.



imagens: Kim Anderson
textos: Kali

Por falar em negros, no mês passado tive a grata satisfaçao de receber o meu amigo senegalês Mame Semou Diouf e sua família, a esposa Rose (ela é brasileira) e seus três filhos. Eles vivem em Dakar. Não via o casal há mais de dez anos. Vieram ao Brasil passear. Os meninos não conheciam nossa pátria amada mãe gentil. No aeroporto de Vitória, Semou me presenteou com uma camisa muito legal, com motivos africanos. Show de bola. Fez o maior sucesso aqui no serviço. Qualquer dia apareço com ela aqui, só para vocês verem como é bonita. Por falar nisso, vou escrever para ele contando sobre o blog, que ele nem conhece. E deste post, claro.

Boa Sexta.

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Enquanto o próximo post não vem

O 2º Turno está aí! A questão tem que ser analisado com muito carinho. É o que pretendo fazer. Mas no próximo post, porque agora tô saindo para jogar bola.

Enquanto isso, me lembrei que me esqueci de me lembrar de fazer a paródia também da logomarca PP, Partido Progressista, partido do Paulo Maluf. Como sou democrático, não poderia deixá-lo de fora, né? Seria uma discriminação inaceitável, discricionária, autoritária.

Aproveito para fazer uma graça com uma foto da Kim Anderson. Afinal, a gente não pode se ater só as questões políticas, né? Existem também as flores. Para ver o diálogo entre os dois guris, clique na imagem. Espero que gostem.

Fui.


imagem: Kim Anderson
Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali