Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Conforme havia prometido...
Bem, essa poesia vocês devem conhecer. Se não conhecem o milagre, pelo menos conhecem o santo, Carlos Drummond de Andrade:

CIDADEZINHA QUALQUER

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

  O que talvez vocês não conhecessem era essa minha poesia:

CIDADE-ZONA QUALQUER

Pessoas entre pessoas

Nos bares,
nos mares,
em todos os lugares.

Carros zero a mil por hora,
caros mil a zero por hora.

O som a mil decibéis,
o pão a mil contos de réis.

Gente apressada,
gente cansada,
gente enjaulada.

Eta vida besta, Drummond.

Kali.
Gostou, assine.


 

A página fica meio carregada, mas aqui vai mais uma cálida imagem.

 

 

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 29 de outubro de 2002

Lula presidente, é uma boa hora de uma aulinha de Economia Política.

O capitalismo funciona mais ou menos assim:

Um capitalista produz uma determinada quantidade de mercadoria utilizando, por exemplo, 8 trabalhadores trabalhando 8 horas diárias. Isto é, realiza uma produção utilizando 64 horas diárias de trabalho humano. Suponhamos que esse capitalista invista na produção, modernize o maquinário, automatize algumas tarefas racionalizando custos e consiga produzir a mesma quantidade de mercadorias com 48 horas diárias de trabalho humano. Suponhamos ainda - o que é totalmente plausível diante da realidade atual - que ele tenha que manter o volume de mercadoria produzida considerando a falta de mercado para um aumento da oferta. O que acontece? Simples.

Agora ele poderia realizar a produção de uma das seguintes formas:

1) Manter o número de funcionários e reduzir a jornada de trabalho para ter as 48 horas necessárias, assim:

8 funcionários x 6 horas diárias = 48 horas trabalho humano.

ou:

2) Manter a jornada de trabalho em 8 horas e mandar dois empregados pra rua, assim (mesmo considerando que esses trabalhadores demitidos viabilizaram com seu trabalho os investimentos do patrão, ou seja, contribuiram para sua própria dispensa):

6 funcionários x 8 horas diárias = 48 horas trabalho humano.

Como no capitalismo o investimento feito é para reduzir custos com a intenção de vender a mercadoria por um preço menor que o concorrente, e como o valor de uma mercadoria é dado pelo trabalho humano investido em sua produção, é óbvio que a opção a ser adotada será a segunda, por mais bonzinho que seja o capitalista. É uma necessidade imposta por esse sistema. Se não o fizer, sucumbe. E qual a conseqüência? Aumento do desemprego e maior dificuldade do capitalista em vender seus produtos, pois trabalhadores despedidos eram consumidores das mercadorias produzidas na sociedade.

Entendeu agora por que, enquanto houver capitalismo, o ser humano não tirará proveito dos benefícios da redução do trabalho humano na produção, não se aproveitará da substituição do homem pela máquina, mas, pelo contrário, por que isso significará sua ruína? Entendeu agora porque Cazuza disse que enquanto houver burguesia não vai haver poesia?

Lula não irá mudar essa realidade em sua essência. O que não quer dizer que sua eleição não tenha sido um grande sinal de que o povo trabalhador esteja disposto a caminhar no sentido da mudança. E independente disso, a eleição de Lula enche de ânimo e de esperança as classes desfavorecidas do mundo inteiro.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Só porque hoje é segunda...

 

 

 

Kali.
Gostou, assine.


 

sábado, 26 de outubro de 2002

Porque hoje é sábado, duas imagens.

 

 

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 24 de outubro de 2002

Este post tem endereço certo: Giulia, rua da candura, lado esquerdo do meu peito.

Uma pessoa ímpar a Giulia. Sempre gosto de dizer que pessoa ímpar é aquela com quem todos gostariam de fazer par. Essa definição se aplica perfeitamente a ela. Uma pessoa doce, com quem me identifiquei desde a primeira vez que vi seu nome na tela do chat. Belo nome. Na verdade, um apelido. Mas muito bem escolhido, pois combina perfeitamente com a pessoa, tão especial quanto o nick. Apresentada a mim pela Nane, a identificação entre nós foi imediata. Nunca tive uma empatia tão natural e recíproca com alguém. Era ela entrar na sala e eu entrar em folia. E-mails constantes. Hoje mais esparsos, mas o prazer de tê-la como amiga é algo pelo qual sempre agradecerei aos deuses da internet. Uma pessoa bela. Além disso, muito bonita. Fizemos um pacto de eterna amizade. Amizade eterna é aquela que é terna (eu e minhas definicões que nunca conseguem traduzir o que realmente pretendo dizer, mas pelo menos chega bem perto). Uma música que enviei a ela falava: você, brisa mágica, sorriu e secou a mimha lágrima, última lágrima. Muitas conversas no ICQ. Todas invariavelmente alegres, cheias de risos e brincadeiras. Só uma vez ela se entristeceu. Quando eu disse que não iria mais freqüentar a internet. Será que sou uma pessoa que merece tamanho apreço por outra? Com certeza, não. Mas ela, com certeza, sim.

Giulia, onde você estiver, que uma brisa leve e suave sopre em seu rosto neste momento e te faça sentir a mesma sensação de frescor mágico que tive ao te conhecer. Te gosto muito.

Kali.
Gostou, assine.


 

Vocês vêem graça nisso?:

Eu vejo :o)

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Gosto de inventar. Visitei um blog muito legal, da Joyce, e estava lá a diferença entre amor e paixão: Amor -- é se atirar de cabeça na piscina; Paixão -- é só olhar se a piscina tem água, depois do pulo. Aí me veio à cabeça esse escrito, que deixei nos comments do seu blog (com uma pequena alteração):

Salto Imortal

Tudo preparado,
Tudo normal
para o salto mortal.

Ficaria o corpo retido
mas a alma
atravessaria
o azulejo tinto
do fundo concreto.

Tudo preparado.

E para dar morte ao corpo
e vida à alma,
pulou.

A água atrapalhou.

Revoltado,
nunca mais dela tomou.

De tudo então
o contrário restou:
o corpo se foi
e a alma ficou.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Em homenagem às mulheres que lêem este blog, um trecho, em cor de rosa-choque, de um grande poeta do passado: Ovídio. Segundo Montesquieu, Ovídio foi o "que desvendou os mais belos segredos da natureza", que "ensinou aos homens a soltar o suspiro adequado e às mulheres recebê-lo; aos homens, saber o momento propício aos amantes, e às mulheres, oferecê-lo." Ovídio nasceu em 43 a.C., em Sulmona, na Itália. Sua literatura pressupõe que os homens e mulheres são livres de corpo e de sentimentos. Sem falsos moralismos, o universo de Ovídio é totalmente desprovido de pecado. Para vocês, mulheres, com kálidas saudações.

Enquanto Vênus me inspira, procurem aqui lições, ó mulheres! Eu falo para mulheres a quem o pudor, as leis e condição autorizam aproveitá-las. Desde já pensem na velhice que virá: assim não deixem passar nenhum momento sem aproveitá-lo. Enquanto puderem, estando ainda na primavera da vida, divirtam-se; os anos passam como a água que corre; a onda que passou na sua frente não voltará mais de onde ela veio; assim também a hora que passou não pode mais retornar. É preciso aproveitar sua idade; ela foge rapidadmente e, por mais feliz que ela seja, será menos feliz do que aquela que a precedeu. No lugar desses espinhos retorcidos floriam violetas; esta moita espinhosa me propiciou outrora encantadoras coroas. Dia virá em que você, que agora manda os apaixonados embora, velha e abandonada, ficará sozinha à noite sobre seu leito frio. Sua porta não será quebrada durante uma briga noturna, e de manhã você não encontrará a soleira coberta de rosas. Tão rápido, infelizmente! A pele se torna flácida, formando rugas, enquanto desaparece a bela cor do rosto gracioso; esses cabelos brando que você jura que já tinha quando era jovem bruscamente cobrirão toda sua cabeça. As serpentes, saindo de sua fina pele, se despoja de sua velhice, e o cervo não é mais velho quando seus cornos caem; mas para nós não há recursos quando desaparecem nossos encantos: colham a flor, pois, se ela não for colhida, penderá e cairá sozinha. Além do mais, dar à luz faz envelhecer mais cedo: repetidas colheitas envelhecem o campo.

Endimião não a envergonhou, ó Lua, sobre o monte Latmo, Céfalo não foi uma conquista indigna da deusa com dedos de rosa; e Vênus, sem falar de Adonis, que ela não cessa de chorar, de onde vieram Enéias e Harmonia, seus filhos? Sigam, mortais, o exemplo das deusas e não neguem aos desejos de seus amantes os prazeres que vocês podem lhes dar.

Admitindo que eles as enganem, o que vocês perdem? Tudo o que vocês têm fica. Mil homens podem ter seus encantos à disposição deles; eles não os roubam. Com o uso do ferro se gasta e a pedra diminui; mas a coisa a que me refiro resiste a tudo e não há porque temer o menor dano. Quem recusaria a deixar acender uma chama em outra chama? Quem vigiaria as águas abundantes do mar profundo? Entretanto, haverá uma mulher para responder a um homem: "Nada feito". Como? O que você perde? A água que você usa para se lavar. Por outro lado, minha voz não as aconselha a se entregarem a qualquer um, mas pede para não recearem um perda imaginária: vocês não perdem nada se entregando.

Mais tarde será preciso o sopro de um vento mais possante; enquanto estou no porto, que uma ligeira brisa me empurre para frente!

Isso tudo escrito há dois mil anos. Bem antes de o cristianismo ter podado, durante séculos e séculos, a satisfação dos mais caros, íntimos e preciosos desejos femininos. A castração físicas de mulheres africanas é algo assombroso, mas a castração mental e moral das mulheres pela religião cristã teve o mesmo efeito: garantir ao homem uma fêmea dócil, submissa e tolhida. Tenho dito. Eu, Kali.

Kali.
Gostou, assine.


 

Modéstia à parte, gosto dos meus poemas. Apesar de serem breves e reduzidos, procuro empenhar todo meu engenho e arte na hora de escrevê-los. Mas quando leio alguns poemas como de Cora Coralina (um dos quais vou trazer aqui para que meus leitores babem em seus teclados), vejo que certas construções são para mim inatingíveis, inalcançáveis. Aí, a modéstia tem que voltar a fazer parte.
Kali.
Gostou, assine.


 

domingo, 20 de outubro de 2002

Foram três os filmes que vi nesse fim de semana. Guerra dos Mundos, que eu sempre tive curiosidade de assistir, pois é considerado um clássico e sempre foi elogiado pela crítica, considerado um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos. Um filme baseado na história de H. G. Wells sobre uma invasão marciana na Terra, filmado em 1952. Foi vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, mas muito, muito longe dos efeitos de hoje em dia. O interessante, para mim, mais do que o filme em si, foi observar o início da propaganda do poderio bélico americano, incluindo aí a bomba atômica, logo após o final da Segunda Guerra. Apesar disso, e do excesso de dramaticidades dos atores, o filme é verossímel e deve ter causado um impacto muito grande sobre a platéia da época.

Gosto de desenhos animados, pela arte e sensibilidade que a maioria deles transmitem. Monstros S.A. é um que eu recomendo. De uma criatividade e de uma sutileza impressionantes. Ação e sensibilidade. Muito legal. Esse desenho vai te conquistar. O outro é A Era do Gelo, também muito bom, bem feito, de imagens muito bem construídas. Ambos os desenhos feitos por computador. Modo de dizer, pq computador não faz nada, não inventa nada (por enquanto). Por trás de tudo, a mão e a criatividade humanas.

Claro que estou recomendando esses desenhos para adultos. Desenho animado é coisa séria. Para criança nem se fala. Imperdíveis.

Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Acabei não vendo o filme. Mas assim que o assistir, falo a respeito.

Não vi o filme mas acabei encontrando um rascunho de um e-mail que mandei já há algum tempo para minha lista. Como achei interessante e muitos que freqüentam este site nunca o viram, reproduzo-o aqui. Penso que as dicas ainda estão atuais, voltadas para Windows98. Espero que ainda tenham utilidade. Engraçado que foram feitas também numa sexta-feira. Grande coisa. Grande mesmo. Ficou imeeeeennnso este post. Mas é com carinho, pode ter certeza.

"O que é BIOS?

Pronuncia-se "báios", mas não são cavalos. Sigla de Basic Input/Output System, é um software que já vem inserido na placa-mãe do computador e que determina o que um computador pode fazer sem acessar os programas do disco ou o sistema operacional. Todo mundo sabe que é o sistema operacional que comanda o computador, mas esses comandos ficam gravados no disco rígido. Quando vc liga o computador, quem vai dizer pra ele que ele deve ir até o disco rígido e carregar os programas do sistema operacional que o farão funcionar? Quem pediu ajuda às placas e disse "É a BIOS!", acertou. A Bios está para o computador como o livro dos Gênesis está para a Bíblia. É ali que está escrito como tudo começou. A BIOS contém todo o código necessário para controlar o teclado, mostrar a tela, os drives de disco, as portas de comunicação e um diverso número de funções realmente básicas para que o PC comece a funcionar (boot). Repare que o computador faz um monte de coisa antes de incializar o Windows. Checa a memória, testa teclado, vê se tem disquete no drive (se assim estiver configurado) etc etc

Como a memória RAM é mais rápida que a memória ROM, muitos fabricantes desenham sistemas em que a BIOS é copiada para a memória RAM cada vez que que o computador é inicializado. Isso é conhecido como Shadowing, e pode ser desabilitado no setup da BIOS.

Mas o que eu quero dizer é o seguinte: A BIOS pode ser contaminada por vírus. Como muitos usuários estão sujeitos às pragas virtuais, principalmente através de arquivos anexados em mensagens de e-mails, é bom se precaver. E há uma forma simples de proteger a BIOS, essa pedra fundamental do computador. É mais fácil do que chutar cachorro morto. Quer ver como é?

Quando vc estiver andando na rua e encontrar um cão estendido na beira do asfalto sem respirar, chegue perto e meta o pé! Hahahahahaha.

Vários vírus apagam a BIOS da placa de CPU deixando o micro inutilizado. É possível recuperá-la, mas o procedimento é muito delicado e exige um técnico experiente.

Para evitar dissabores, procure sempre temperar bem sua comida. Não... Para evitar dissabores, devemos utilizar um escudo antivírus para e-mails atualizado e não abrir anexos de mensagens envidados por desconhecidos.

Mas devemos tomar uma providência que pode impedir o apagamento da BIOS. Procure no CMOS Setup (quando vc ligar o computador, digite DEL, F1 (ou outro comando, conforme o modelo do computador). Lá, verifique o item "BIOS UPDATE" e deixe-o programado na opção DISABLED. Os diversos modelos de placa usam métodos diferentes pra desabilitar a gravação da BIOS, e o vírus normalmente não "conhecem" todos esses métodos, não podendo, portanto, desabilitar essa proteção.

Mas lembre-se: vc está mexendo na alma do computador. E, como vc sabe, almas são de uma natureza extremamente delicada. É ali que tudo começa. Altere somente os parâmetros que vc conhece.

Outra dica:

Vc tem dois computadores, um no trabalho e outro em casa. Gostaria de levar sua lista de contatos do ICQ da casa para o escritório. O que vc faz?

Em casa :), vá em c:\Arquivos de Programas\ICQ e copie o conteúdo da pasta 2000b pra um ZIP. Após isso, basta levá-la ao seu escritório e substituir a pasta 2000b de lá pela que você salvou no seu disquete. Se a versão do ICQ for mais antiga, a sua pasta poderá se chamar 2000a, Db99b OU Db. Salve a mais atual.

Mais outra:

O computador de sua casa é usado por toda a família. No entanto, vc não gostaria que eles descobrissem por onde vc andou navegando ou quais os documentos que utilizou ou abriu (às vezes, privacidade é bom e faz bem à saúde. Mas isso varia de pessoa para pessoa e de família para família. Em todo o caso...). Então o que vc faz? Proíbe todo mundo de usar o computador, claro.

Mas tem uma forma menos egoísta e agressiva de garantir sua privacidade: para limpar o rastro da internet, no Internet Explorer vá em FERRAMENTAS>OPÇÕES DA INTERNET>GERAL. Agora clique em EXCLUIR ARQUIVOS e LIMPAR HISTÓRICO. Repare que na opção EXCLUIR ARQUIVOS existe a opção de apagar inclusive os arquivos (fotos, sites etc) que ficam armazenados no disco rígido do computador. E em LIMPAR HISTÓRICO, se vc colocar "0" em "QUANTOS DIAS AS PÁGINAS FICAM NO HISTÓRICO" não vai ficar precisando apagar seu rastro toda vez que navega por mares nunca dantes navegados, pois o Explorer não vai registrar mais nada. Só um problema: anote o endereço ou salve em FAVORITOS um site que vc tenha gostado, pois o computador não vais lembrar vc mais não. Aí tb é querer demais! rsrsrs

Se usa o NETSCAPE: vá em EDIT>PREFERENCES>duplo clique em ADVANCED/CACHE. Clique em CLEAR MEMORY CACHE E CLEAR DISK CACHE e estamos conversados.

Para apagar a lista de documentos que vc usou recentemente no seu PC (que ficam em INICIAR>DOCUMENTOS), clique com o botão dirento num espaço vazio de sua barra de tarefas e acione PROPRIEDADES>PROGRAMAS DO MENU INICIAR. Basta clicar no botão LIMPAR que estará exibido na sua tela.

O último passo é clicar em INICIAR/PROGRAMAS/ACESSÓRIOS/FERRAMENTAS DE SISTEMA/LIMPEZA DE DISCO. Marque as opções TEMPORARY INTERNET FILES e ARQUIVOS TEMPORÁRIOS e clique OK. É duro manter a privacidade, né? Mas tem maneiras mais simples de se fazer isso (qualquer dia desses de chuva eu conto).

Como retirar programas da bandeja do sistema (sistem tray)

BANDEJA DO SISTEMA é aquela parte da barra de tarefas mais à direita, onde fica o relógio e o ícone do alto-falante do Windows. A propósito, sabe qual a diferença entre alto-falante e auto-falante? Alto-falante é um cara grandão que fala muito. Auto-falante é um baixinho que fica falando automaticamente, sem parar e sem vc perguntar nada. (Aposto que a partir de agora, vc jamais vai ter dúvidas em escrever corretamente alto-falante. Mas pode errar no plural, escrevendo altos-falantes. Não é. O certo é Alto-falantes. E auto-falante não existe. Só se inventaram hoje. Pois é. Sua bandeja de sistema deve estar carregada, não? Pior: todos os programas que ficam pendurados ali ficam consumindo memória, e muitas vezes são desnecessários. Vão empencando, a cada instalação de um novo programa. Há os que devem permanecer, como os antivírus. Outros, como o Real não precisam. Ficam lá só ocupando memória e tempo do processador tornando o computador lento.

Bom, vc quer saber como os tira de lá. Vc pode pegar um por um com o botão direito do mouse e verificar há para desativá-los ou para não serem mais executados na inicialização. Mas além de isso ser improdutivo e não resolver o problema - pois a maioria não oferece a opção de desativação permantente - o melhor é fazer o seguinte:

Vá em INICIAR>EXECUTAR (ou aperte a tecla Windows+R que dá no mesmo) e digite MSCONFIG. Basta selecionar a guia INIGFICA E procurar os nomes dos programas que estão enchendo o sa... a memória do seu computador. Ao desmarcá-los, eles não vão mais aparecer.

Se algo der errado ou vc precisar retorná-los à bandeja do sistema, basta habitlitá-los novamente.

Uma dica legal:

Toda hora que vc incia o computador o Windows passa o Scandisk, mesmo quando vc o desliga corretamente? Existe um jeito de fazer ele parar com essa brincadeira, pois além de isso não ter isso muita utilidade, desgasta a cabeça de leitura do disco rígido (HD) e o próprio HD, além de atrasar a inicialização do micro.

Em minha humilde opinião, o Scandisk é para ser passado uma vez por mês, e olhe lá. Ou quando der algum problema real no HD, claro. É que em muitos casos, o Windows "pensa" que toda hora que o micro é desligado houve algum problema no HD.

Evitar que o Scandisk seja ativado toda vez que reinicia o micro é moleza. Moleza maior só sopa de minhoca. Quer ver como faz? Primeiro, pegue uma enxada, vá para o fundo do quintal...

É só fazer o seguinte: dê uma olhada no arquivo MSDOS.sys no diretório raiz do seu HD, o diretório c:\. Ele é um arquivo de sistema, e, por isso, geralmente está oculto. Se não encontrá-lo, vá no Windows Explorer>FERRAMENTAS>OPÇÕES DE PASTA>MODO DE EXIBIÇÃO e marque MOSTRAR TODOS OS ARQUIVOS (Show all files). Agora o bicho vai aparecer (depois mande ocultar novamente os arquivos ocultos e de sistema para evitar que as pessoas mexam nesses arquivos)

Abra esse arquivo MSDOS.sys com o Bloco de Notas (NOTEPAD) e veja se não existe uma opção do tipo SCANDISK=1 (ou AUTOSCAN=1). Se existir, basta colocar SCANDISK=0 (ou AUTOSCAN=0) e vc agora só vai passar o Scandisk quando quiser.

Maravilha, não?

Então tchau, que amanhã é sábado. Um final de semana cálido pra vc. Kali"

Então tchau, que amanhã é sábado mesmo. Um final de semana cálido pra vc. Kali

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 16 de outubro de 2002

Já que hoje estamos postando poemas, mais este, também de minha autoria.

INFÂNCIA DO MEU AMOR

Foi você meu sonho mais belo,
a imagem mais sonhada,
a garota mais querida,
o não querer mais nada.

Em sua presença,
meu espírito, fascinado, se elevava
Com o corpo, que também flutuava.

Foi você o éter que me embriagava,
a vida que me alegrava,
a alma que me animava,
a flor que me brotava,
a força que me empurrava
para o vir que me aguardava.

Você,
sol que me esquentava,
brilho que me ofuscava.

Você foi tudo,
até o nada que me bastava,
a água que me tomava,
o ar que me inspirava.

Resultado:
Teve gente que te comeu,
Mas não eu.

Não, não é bem assim.
Comi, sim.
Mas não sei bem o que era.
Uma luz?

Ou seria matéria?

Não sei.
Não sei nem se foi meu corpo
Ou se minha alma quem comeu.

Só sei que foi uma coisa bela
Que você nunca me deu.

Kali.
Gostou, assine.


 

Mas tem mais (sempre cabe um poema se a alma não é pequena). Não sei se já publiquei esse aqui. Já não sei de mais nada. É tanta...

DÚVIDA

Tentei por um beijo
dizer que te amava.

Não consegui.

Por uma flor...
...Por um calor.

Por meu falar...
...Por me calar.

Por um poema...
...Por teoremas.

Por um presente...
...Por mil futuros.

Por uma coca...
...e até por Veroca.

Não consegui.

Por mais que tentasse,
por mais que insistisse.

E do que ficou
(não ficou muito, tu fugiste),
não ficou claro,
ficou triste:

Ou não te amo
ou o amor não existe...


Kali.
Gostou, assine.


 

Um poema, para não perder o hábito.

LÁGRIMAS CONTIDAS

Na minha rua,
na minha turma,
no meu amor.

Na minha terra,
na minha gente,

na vida à venda
do trabalhador.

A minha mágoa,
A minha dor.

A a minha força,
A o meu calor.

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 15 de outubro de 2002

Não estou conseguindo mexer no template. Abro a janela de edição e não aparece nada. Tudo em branco. Deveria estar lá o código da página, mas não está. Engraçado. O que fazer? Esperar, claro. Vou me preocupar com outras coisas mais interessantes. Como certas cenários que tenho o privilégio de assistir desde a cama de meu quarto de dormir.

A janela do meu quarto dá para uma grande mangueira, bem próxima, de modo que ela toma toda a área da janela que, aliás, é bem grande, tipo bay window. E eu só vejo o céu através dos espaços vagos da folhagem, como se eu estivesse sob a mangueira.

Às tardes é que o show acontece (infelizmente, só posso assisti-lo nos finais de semana):

Raios do sol atravessam a copa da árvore e iluminam os caules e algumas folhas sob a copa. Uma ou outra dessas folhas, por travessura, refletem esses raios sobre mim, que fico espiando tudo da cama. Atingem bem os meus olhos.

Não, não são bem os meus olhos que eles atingem. Atingem em cheio a minha alma.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Este post é dedicado a Insana. 20 anos, estuda Artes na Unesp, em Bauru. Só a conheço da internet. O suficiente para perceber que ela é uma pessoa muito especial. Primeiro, que de insana só tem o nome, ou melhor, o apelido, pois o nome dela mesmo é Carolina (a boniteza do nome puxou à pessoa). É uma garota muito consciente, espontânea e coerente. Fala o que tem que falar, e pronto! Por isso é tão legal ler seu blog, que eu recomendo. Reclama de muita coisa, mas sempre com razão.

E sempre está inovando os templates de seu blog. Sempre criativos. Artista e webdesigner aprovada e comprovada.

Mas o que me agrada ainda mais é sua personalidade. No ICQ sempre atenciosa, sempre divertida. É muito legal bater um papo com uma pessoa assim. Legal também é ver os diálogos dela com as pessoas que ela não gosta. Ela diz tudo o que pensa, sem nenhum problema, na lata. Pá, pow! Não gostou? Não é pra gostar mesmo não. Hahaha. Muito divertida.

Olha, por exemplo, o que ela postou hoje:

SETE E MEIA DA MANHA
A PORRA DA VACA DA VIZINHA CORCUNDA
ME LIGA A PORRA DO CORTADOR DE GRAMA

Hahaha. Ao mesmo tempo que escreve coisas ternas assim, como ontem:
o dia foi lindo
desenhei um monti
e ai
adoro coisa colorida

E poéticas também. Veja o que ela postou logo cedo, também ontem:
vc acorda de um sonho legal
abre o sonho
e vem a realidade.....
te dá o soco
e vc ker voltar pro sonho
mas nao pode mais

Demais.

Carolina, você é uma dessas coisas boas que a virtualidade da internet nos concede. Muito legal conhecer pessoas assim com você. Beijos kálidos.

Kali.
Gostou, assine.


 

Não gosto de pagode. Mas não dá pra não se render a essa manifestação do amor chamada Verdade, de Zeca Pagodinho e Carlinhos Santana. Uma música cheia de alegorias maravilhosas. Como negar essa linda emoção que tanto bem fez pro meu coração? Não dá, né?

Pra ganhar seu amor fiz mandinga
Fui a ginga de um bom capoeira
Dei rasteira na sua emoção
Com o seu coração fiz zoeira

Kali.
Gostou, assine.


 

Ligue o som dê uma olhadinha nisso aqui. É muito engraçado. Sandra que me deu a dica.
Kali.
Gostou, assine.


 

sábado, 12 de outubro de 2002

"A vida é um sonho. É o despertar que nos mata".

Sábado à tarde, o futebol. O sol forte. O campo castigado. As caneleiras, os meiões, as chuteiras, as camisas. O bate-bola inicial, as brincadeiras. Os participantes, de idades e cores variadas. Mentes insanas em corpos sãos, sob um sol de meio-dia. Uns, aliados, outros, adversários. Todos, companheiros.

O Sol brilha, a vida brilha, o apito trila. O jogo começa.

O toque na bola, a corrida, o drible, o erro, a reclamação. O esforço, a queda. O corpo no limite da resistência. A respiração ofegante. O suor. O grito, o chute fraco. O sol forte.

Rostos molhados. Camisas encharcadas. Suor do corpo ou lágrimas de satisfação da alma?

A bola quica, a vida pulsa.
O coração bate, o goleiro rebate.
O suor cai, o zagueiro se levanta.
O Jogo é aberto, mas o lateral faz a cobertura.

Bola parada. Falta. "Essa é minha!". A barreira é formada. Ajeito a bola. O sol castiga. A bola é afagada. Ela tem que passar por cima da barreira, mas abaixo do travessão. Não pode ser chute fraco. Corro para a bola. Tenho que manter a concentração. Mantenho. Como se não fosse eu que partisse para ela, mas ela, parada, se aproximasse cada vez mais de mim. Numa fração de segundos, atinjo-a com força ao mesmo tempo em que tento lhe dar direção. O chute sai forte. A bola cumpre sua primeira missão: o obstáculo da barreira foi superado, por cima e rente às cabeças insanas e ensolaradas. O goleiro a vê surgir sobre muralha humana e se arremessa contra ela. Vai chegar na bola...

Não cheGOL!!

Os abraços e a alegria dos companheiros.

O sol brilha, a vida brilha, o apito trila. O sonho acaba. É o apito que me desperta.


Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Chega de política. A vida tem que ser amena. Como esse outro poema que acabo de fazer para a Menina da Lua. Mais um. É que ela gostou e me animei a fazer outro. Simplizim, mas bunitim.

ACABAMENTO

Fiz para ela
um poema
e ela gostou.

Mal sabia ela
que o poema
estava incompleto,
que deixei inacabado,
para ela mesma colocar,
mesmo sem saber,
o pedaço que faltou,

que caberia a ela
o final acabamento
do poema que não se acabou.

 

quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Por favor, poupem-me de comparações pessoais entre Lula e Serra. Vou explicar por que peço isso. Espero que o faça de uma forma definitiva.

As pessoas precisam aprender de uma vez por todas - especialmente aquelas com idade de votar - que as eleições presidenciais de um país não se resumem a uma questão pessoal entre candidatos, mas a uma questão política muito mais séria. O que está em jogo numa eleição como essa não é - jamais será - meramente o nome de um candidato contra outro, como supõe a nossa vã e "fã" filosofia. As eleições presidenciais representam uma disputa muito maior do que o embate entre dois homens limitados e muitas vezes incoerentes em si mesmos. O que está em confronto - e ocultas sob as figuras frágeis e patéticas de Lula e Serra - são forças políticas gigantescas derivadas de diferentes classes sociais pretendendo conquistar (no caso de Lula) ou manter (no caso de Serra) o espaço do poder de decisão. Já vai fazer 200 anos que Karl Marx ensinou esse beabá e quase ninguém ainda aprendeu. Política é luta de classes, não de egos.

Portanto, não adianta muito ficar assistindo a debates para decidir qual o melhor, pois o discurso do candidato dificilmente vai expressar o interesse das classes que cada candidato representa. Pelo contrário: ele tentará mostrar que está falando em nome do interesse geral de todos os brasileiros, em nome de todas as classes.

Por outro lado, as pessoas geralmente também não admitem que votam num candidato por interesse de classe. Quem vota no Serra alegando que Lula não tem capacidade, votariam nesse mesmo Lula se ele estivesse no lugar de Serra e fosse ele o candidato de Fernando Henrique (suponhamos que Lula fosse um sindicalista bem medíocre, manipulável e FHC o tivesse convidado para fazer parte de seu governo, como Collor fez em relação a Rogério Magri. Lembram?). E assim com os papéis trocados, o que esses eleitores de Lula alegariam dessa vez? Que a falta de formação de Lula o tornava um autêntico representante do povo brasileiro e, por isso, merecia o voto de todos. Ou que sua ligação com os sem-terra, longe de representar um risco, seria a garantia de uma perfeita interlocução entre eles e o futuro governo para reduzir o conflito no campo. E que José Serra seria um intelectual e, por isso, não poderia estar representando os interesses dos trabalhadores.

Votei e votarei em Lula não por causa da pessoa do Lula, mas porque nele estão depositadas esperanças de segmentos socias que sempre estiveram à margem das decisões políticas do país e sua eleição pode representar a possibilidade de intervenção dessas camadas no processo decisório. Se ele realmente vai corresponder a essas esperanças, não sei. O que me interessa é a simples possibilidade de isso vir a acontecer e motivar a participação política desses setores sociais.

Pelo mesmo motivo, não voto em José Serra porque ele estará, como está e sempre esteve, a serviço dos interesses das classes que sempre dominaram o país, e não porque ele tem o diploma de curso superior que Lula não tem. Não resuma uma eleição presidencial a uma prova de títulos. Ela sempre representa algo muito maior que isso. Mostre-se um eleitor inteligente. É bem ridículo esse argumento da escolaridade. Fernando Henrique tem diplomas e títulos. Doutor Honoris Causa em várias universidades. Sim. Mas responda sinceramente: de que adianta isso se o que ele sempre fez no governo foi atender à sanha e aos desejos dos grupos mais atrasados do país? E se um diploma de curso superior fosse assim tão decisivo, porque os maiores roubos do país não foram feitos por gente sem escolaridade mas por gente letrada, formada, diplomada?

Essa tentativa de desmerecer o candidato Lula já me fez receber e-mails dizendo que Lula nunca trabalhou e nunca teve experiência de administrar sequer uma quitanda da esquina. É apenas um líder do PT. Ora! E o que é mais simples? Administrar uma quitanda de esquina ou estar à frente de um dos maiores partidos do país, com centenas de prefeitos e vereadores, e vários governadores e senadores? São argumentos falaciosos que escondem o verdadeiro motivo da rejeição ao nome de Lula: sua origem política, sua ligação - hoje nem tão forte assim - com a classe que constrói e sustenta esse país: a classe trabalhadora.

Isso para as classes altas e para as classes médias que pensam que vão ter garantias num governo de José Serra, é simplesmente insuportável.

Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 9 de outubro de 2002

Uma imagem, para quebrar a rigidez.

Kali.
Gostou, assine.


 

terça-feira, 8 de outubro de 2002

Haha.

Fui ao blog da Paula, a Menina da Lua e, como ela gostou de um poema que eu havia deixado lá ontem (veja comentário do post anterior) deixei esse outro. Achei muito legal (o riso acima é de satisfação, não de loucura). Espero que agrade como o outro agradou (o poema, não o riso ;o). O agradável da vida é a beleza do agradar. Taí o pequeno poema, com uma pequena correção de forma em relação ao que eu deixei lá.

A LUA DA MENINA

Se Deus interviesse
Nas ações do homem
E assim protegesse
O que Ele mesmo fez em seu nome,

Ele diria aos astronautas
Que na lua pisassem sem cerimônia:
- Ei! Ei! Vocês não se dão conta?

Assustados, eles responderiam:
- Do quê, Senhor? Por que nos amedronta?

- Não vêem que essa lua tem dono?

- Desculpe, Senhor! Não atinamos que era sua!

- Esse satélite não é meu, gente tonta!
   É da Menina da Lua!
   Assim como essa nave é sua,
   A ela eu entreguei para que tomasse conta.

   E se dei à pupila dos olhos humanos uma essência feminina
   Foi para ver esta lua sob o olhar dessa menina.

Uau!


Kali.
Gostou, assine.


 

Hoje me aconteceu uma coisa inusitada. Eu estava sozinho numa sala de aula da faculdade. A escola toda estava bem vazia (final de período da universidade federal). Eu fui lá para entregar um trabalho e ver o resultado das provas de duas disciplinas. Eu rascunhava uns posts que vcs verão depois. Estava sonolento, resultado de uma noite mal dormida por causa de um trabalho para nota final. Mal conseguia escrever. As pálpebras pesavam. Por um momento cheguei a fechá-las. Exatamente nesse momento, um baque surdo na janela se fez ouvir, e em seguida um farfalhar. Aquilo me assustou. Olhei em volta. Nada. Silêncio absoluto. Ninguém por perto. Imediatamente, o celular toca. Um toque só. O número do telefone que chamou não aparece no visor. Muito estranho. Um telefonema do além? Muito fantasmagórico e sobrenatural para meu gosto. Duas criaturas me vieram logo à mente: Alan Poe e Alfred Hitchcock. Fui averiguar melhor a situação e então descobri o que havia acontecido. Um pássaro de tamanho médio não percebeu o vidro da janela. Seu último vôo foi interrompido abruptamente. Debateu-se por uns instantes e morreu. O farfalhar que eu ouvira era o bater de suas asas. Tentei reanimá-lo sem sucesso. Enquanto eu tentava reanimá-lo, novamente o celular toca. E novamente nenhuma informação sobre da origem da ligação.

Acho que tudo na vida tem um significado. Até o cair de uma folha pretende nos dizer alguma coisa. O que aconteceu comigo hoje, por exemplo, significava o seguinte:

que um pássaro bateu numa janela e morreu, e dois telefonemas não foram completados.

A vida é mesmo cheia de mistérios, não é? ;Þ

Kali.
Gostou, assine.


 

José Serra poderia ganhar as eleições no primeiro turno, se fosse um pouco mais esperto.

Simples:
Era só ter convencido Fernando Henrique a implementar desde já sua proposta de criação de 8 milhões de novos empregos. Ganharia de lavada.

Bobo, o Serra...

Bobo e mentiroso.

Só não vou dizer que ele só não é mais bobo dos que os que votam nele, pq muita gente boa e que eu adoro não vai mais visitar esse blog hehe.

Era a hora de um trabalhador desempregado dizer para ele: "Serra, meu caro, não precisa me dar um emprego novo. Basta me devolver o velho que eu tinha e que o governo de vocês me tirou".

Fecha a cortina. Bom segundo turno pra vc.

Kali.
Gostou, assine.


 

segunda-feira, 7 de outubro de 2002

Vou colocar aqui uma frase que deixei no Blog da Sui. Votou em Ciro Gomes no primeiro turno. Em sua dúvida sobre Serra e Lula no segundo, sugeri que votasse no Lula, com a seguinte justificativa, dois pontos.

Ouse. Não fique na mesma.

A brisa que vai bater um pouco mais forte em nossa face se nos pusermos em movimento já justifica sairmos da inércia.

Kali.
Gostou, assine.


 

Interessante o que acontece com a Bia. Parece ter recebido um feitiço contrário aos dos contos de fada, que a fez se tornar uma princesa às avessas: quando beija um príncipe ele se transforma num sapo. Veja seu post desse domingo. Não tente retribuir a oportunidade de ler o relato dela. É impagável.
Kali.
Gostou, assine.


 

domingo, 6 de outubro de 2002

Este post tem dono. É dedicado à Bia. Todo para ela.

Nem conheço a Bia, exceto por seu blog, onde ela relata seus encontros e desencontros de uma forma muito própria, particular e muito especial.

Acho incrível uma pessoa assim. Falar de sua intimidade para pessoas como eu e você, com quem ela não tem nenhuma intimidade. Por isso sou muito grato a ela. Intimidades que nem nossos amigos ou amigas mais íntimos nos confidenciariam. Ela te dá o direito de saber coisas que jamais você poderia saber se não fosse essa doação de si mesma. Tipo dizer que ficou com um amigo de um cara que gosta muito, ou de que bebeu a ponto de ter esquecido sua jaqueta com um cara.

Claro que a internet está repleta de blogs de pessoas que se expõem assim, de forma desinteressada. Os blogs por si mesmos têm essa natureza. Mas acho que a forma como ela faz isso é bem diferente, bem sincera, e muito serena. E como ela escreve bem! Já disse a ela que ela escreve com a alma, não com os teclados. E sempre se sente algo de melancólico em seus relatos. Algo que prende, cativa. Muito legal.

Mas não é só por isso que estou fazendo esse post para a Bia. Era para reforçar um opinião a respeito de um dúvida que ela tinha (ou ainda tem, sei lá!) sobre uma cirurgia plástica.

Bia, continuo com a mesma opinião. Embora eu ainda não te conheça (e se vc é aquela garota que aparece no novo template do seu novo blog, fico mais convicto ainda de que vc vai ESTRAGAR SUA PERFEIÇÃO se decidir pela cirurgia), aposto cem contra um que essa mudança não vai representar tanta coisa boa pra vc. Os motivos já te disse:

Estéticos: a mão do homem não é tão perfeita quanto a mão da natureza. Próteses são perceptíveis, incluindo a do tipo que vc pretende colocar. E com o tempo essa diferença entre a mão de Deus e a do homem se acentua drasticamente, cada vez mais a favor da mão divina e contrário à mão humana. Aí vai precisar trocar tudo, com todos os inconvenientes médicos, financeiros, pessoais etc. E ainda sobre os motivos estéticos, não sei se seria necessário. Ainda mais, como eu falei, se você for aquela figura linda que aparece agora no seu novo endereço.

Medicinais: uma prótese é sempre um elemento estranho no organismo. Sua introdução e retirada, por si só já causam transtorno, sem falar na sua permanência por anos dentro do corpo.

Culturais: Estética é um valor cultural. Valores culturais mudam ao sabor do vento. Teve época, não faz tanto tempo assim, que seios grandes eram sinônimo de vexame. Muitas mulheres tolheram parte de seu corpo em função disso. Exatamente o contrário do que acontece agora. E nem puderam amamentar o filho como queriam. Pense sempre nas consequências. Pense na transitoriedade das coisas e dos valores. A única coisa que existe de constante hoje no mundo é a eterna mudança das coisas.

Psicológicas: Você não acha que essa sua vontade está sendo condicionada não por sua vontade própria mas por uma determinada concepção que as pessoas têm sobre essa parte do corpo da mulher? Em outras palavras: será que você não está fazendo seus seios porque você já permitiu que fizessem tua cabeça?

Bia, pode ser que eu não te convença. Não é essa a questão. O que importa é que você fique bem. É claro que se fosse uma deformidade, não haveria o que se discutir. Mas - definitivamente - não é o caso.

O mais importante numa pessoa é sua essência. O essencial é aquilo que está dentro da pessoa e invisível aos olhos. Nada a ver com enchimentos.

Beijos, beijos, beijos.

Kali.
Gostou, assine.


 

Fui,
votei,
voltei.

Não faço parte dos que idealizam esse tipo de democracia. Se essa democracia fosse verdadeira, teria, no mínimo, um instrumento democrático para o eleitor poder rifar o candidado eleito que não correspondesse ao voto dado pelo eleitor. Não dizem que o voto do eleitor é sagrado? Cascata. Se fosse, seria respeitado antes, durante e depois das eleições. Principalmente depois, no tempo de sua validade.

Nas condições sócio-econômicas atuais, as eleições não passam de manipulação do povo pela classe dominante. O voto é comprado. Democracia verdadeira seria o eleitor votar em pé de igualdade com o candidato, sem precisar de ter que vender seu voto. Isso seria democracia. O resto é conversa fiada de vigaristas que se autodenominam analistas políticos, jornalistas e o diabo a quatro, mas que não passam de propagandistas de uma farsa gigantesca, um sistema injusto que perpetua a injustiça e mantém o povo na miséria, na ignorância e na dependência.

Um exemplo desse tipo de manipulação é a reserva de 20% das vagas nas universidades federais para estudantes da rede pública. Reparem que se trata de um jeitinho brasileiro para contornar e mascarar um problema sem resolvê-lo. Essa medida produz um resultado fictício de excelência da educação pública sem que se realize nela qualquer tipo de melhoria, porém dando a impressão de que está se fazendo alguma coisa séria nesse sentido. A educação pública vai continuar precária e as classes pobres sem uma formação decente. O certo seria dar ao aluno da escola pública condições de disputar o vestibular em pé de igualdade com os da rede privada.

Mas então porque Fernando Henrique Cardoso não resolve o problema do ensino público em vez de criar esses artifícios? Elementar: se no Brasil houver uma educação pública de qualidade, como ficam os tubarões do ensino privado, amigos de FHC, QUE DEPENDEM DO SUCATEAMENTO DO ENSINO PÚBLICO PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO? Isso vale para a Saúde, previdência, transporte... e todos os serviços públicos.

Acho que o mais cretino dos brasileiros atende pela sigla FHC.


Kali.
Gostou, assine.


 

sexta-feira, 4 de outubro de 2002

Este blog é contra a guerra dos EUA contra o IRAQUE.

Essa guerra não é a Guerra do Iraque. É guerra de araque. Minha tese é de que os Estados Unidos não fazem essa guerra simplesmente porque querem. Porque precisam. A indústria bélica é a única indústria que pode salvar a economia capitalista do buraco em que está se afundando. Salvar o capitalismo, mas destruir o ser humano, bem entendido.

Já disseram que no atual estádio de seu desenvolvimento - imperialismo financeiro - o capitalismo só consegue se desenvolver produzindo forças destrutivas para a humanidade. E é verdade. O Muro de Berlim caiu. Mas o tombo do capitalismo e seus efeitos sobre a civilização estão sendo muito maiores e piores.

Pronto. Agora o blog não está mais tão caricato.

Kali.
Gostou, assine.


 

quinta-feira, 3 de outubro de 2002

Este blog está, digamos, muito caricato. Literalmente. Acho que é preciso mudar um pouco. A gente vê isso depois. Agora, um poema, pra variar. Eu já o havia publicado aqui? Acho que não. Se já, bis pra ele. Espero que goste, caro leitor, cara leitora. Não fosse vc, ele não estaria aqui. Nem ele, nem eu.

OUTONO DE MIM

Os ventos sopram.
As folhas caem.
Você se vai...
...Minha alma atrás.

O corpo se detém e chama
por ti e por uma alma insana.

Gritos roucos
de um corpo oco
no ar se soltam.

Só o vento pára.
Só o vento vira.
Só as folhas voltam.


Kali.
Gostou, assine.


 

quarta-feira, 2 de outubro de 2002

Fiz esse poema para uma garota e ela não quis casar comigo, vcs acreditam?

CLARIDEZ

A luz que, de ti, sobre mim se fez
Nem do sol um dia hei de receber
Pois o sol ilumina minha tez
Não clareia assim todo meu ser.

Como é que pode um negócio desse? Tudo bem. Perdi uma fonte de luz fantástica. Mas ela perdeu esse outro poema que eu lhe daria se casássemos:

O DIA NA NOITE

O que a mim você dá de graça
Nem Deus conseguirá que o sol faça
Pois é só durante o dia que ele me abraça
e é também durante a noite que você me laça.

Eu perdi uma luz. Ela, só um poema.

Kali.
Gostou, assine.



E mal sabe ela
que meu poema só se completou
quando ela o leu,
quando um sorriso se deu,
quando ela gostou.

Legal, não?


Kali.
Gostou, assine.


 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali